Vide
Presidente TRE, Lícia Carvalho, e presidente TJ, Silvia Zarif, no encontro em BSB (Foto/ACS/TJ)
Foto:
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Lícia Carvalho, participam, em Brasília, do I Encontro Nacional do Judiciário, ao lado de representantes de todos os tribunais do País. O encerramento está previsto para hoje, com a assinatura da Carta de Brasília.
Na abertura, às 10h30min, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, falou da importância do encontro, que discutiu ações de planejamento para os problemas enfrentados pelo Poder Judiciário brasileiro.
O ministro destacou a importância do Judiciário independente, ressaltando que, no Estado constitucional, a independência judicial é mais relevante do que o próprio catálogo de direitos fundamentais.
Gilmar Mendes explicou que existem Estados ditatoriais com ampla enumeração de direitos fundamentais e Estados que, mesmo sem contar com um rol de direitos fundamentais formais, respeita o Estado de direito por conta da independência judicial.
Ao final, disse que, juntos, os órgãos do Judiciário conseguirão muito mais.
"Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas quando não se sonha sozinho é o começo da realidade", concluiu o ministro.
O encontro, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contou com a presença dos presidentes dos tribunais superiores, dos tribunais de Justiça, tribunais do Trabalho, tribunais federais, tribunais militares, tribunais eleitorais e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).