Direito

TRIBUNAL JUSTIÇA PROMOVE MUTIRÕES DE CONCILIAÇÃO COM 1.200 PROCESSOS

Vide
| 15/08/2008 às 15:17
Desembargadora Daisy Lago recebe medalha do Mérito Judiciário (Foto/ACS/TJ)
Foto:
   O Tribunal de Justiça anunciou que vai promover mutirões para a conciliação em 1.200 processos que tramitam nos Juizados Especiais do Estado envolvendo a Coelba.  Em Salvador, um mutirão acontece no final de setembro, com a expectativa de 100% de acordo em 600 processos. Outras 600 ações selecionadas pela empresa em trâmite nos Juizados das principais comarcas do interior também deverão ser conciliadas em mutirões ainda sem data definida.

  O índice de acordos previsto para a capital já foi alcançado em mutirão similar realizado em dezembro do ano passado, quando houve conciliação com todas as partes que compareceram.

  A decisão para os mutirões foi tomada em uma reunião da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação com advogados da Coelba, quando a empresa, uma das maiores demandantes no Judiciário, foi convidada a participar da campanha.

  A concessionária tem atualmente oito mil processos ativos no Sistema dos Juizados e seus representantes garantiram que vão selecionar outro montante, a ser conciliado durante o Movimento pela Conciliação, do Conselho Nacional da Justiça, marcado para o período de 1º e 5 de dezembro em todas as comarcas da Bahia.

 Os advogados da Coelba disseram que a empresa tem interesse em conciliar e que para isso estão analisando individualmente os processos selecionados para levar a melhor proposta possível de pagamento. Disseram também que será feito um levantamento dos processos que estão em grau de recurso e selecionados aqueles em condição de serem levados ao Núcleo de Conciliação de 2º Grau, do Tribunal de Justiça.

HOMENAGEM


A desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho recebeu hoje à tarde a Medalha do Mérito Judiciário e o diploma correspondente, em solenidade no Auditório do Tribunal de Justiça que contou com a presença de autoridades civis e militares, parentes e amigos da homenageada.

Na saudação ao mais novo membro da Corte, empossado em 21 de julho, a presidente Sílvia Zarif ressaltou a satisfação de estar sendo agregada ao TJ a experiência e competência de uma magistrada com 27 anos de atividade, que contribuirão bastante para aumentar a credibilidade do Judiciário baiano.

Outro motivo de satisfação externado pela presidente foi o fato de, com a posse da nova desembargadora, o Tribunal voltar a ter metade de mulheres em sua composição.

A presidente Sílvia Zarif lembrou ainda o sentimento de orgulho de todo juiz de Direito ao atingir o mais alto grau da magistratura com a sensação do dever cumprido após superar as dificuldades enfrentadas desde o início de carreira em comarcas distantes, tomando decisões solitárias e movido apenas pela determinação. 

Ressaltou que muitos dos problemas enfrentados pelos magistrados, sobretudo os que estão iniciando a carreira, começam a ser minimizados para que possam desempenhar a função em melhores condições, a exemplo da melhoria de comunicação nas comarcas, que serão interligadas em rede com a aprovação de 22 projetos da Comissão de Informática.

Informou que muitos magistrados estão percorrendo tribunais de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina, para trazerem subsídios da tecnologia empregada que possam ser adaptados à realidade baiana.

Conduzida pelos desembargadores Lealdina Torreão, Carlos Cintra e Maria da Graça Osório Pimentel Leal, a homenageada recebeu a Medalha do Mérito Judiciário das mãos do marido, Ricardo José Soares Coelho, e da filha, Sandra Lago Coelho Izzo, sendo o diploma entregue por sua mãe, Noélia Lago Ribeiro, e a irmã Dóris Lago Ribeiro Cortizo.