Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador, reflete em suas vielas, becos e avenidas a triste realidade porque passa a juventude negra desse país. Nesta cidade onde o estado se apresenta com uma cara branca e exibe seu arsenal da morte, jovens negros vêm sendo executados num cotidiano perverso, onde a invisibilidade da cor e o grito silenciado das mães de pele preta eximem governantes e autoridades de suas responsabilidades administrativas.
Enquanto a ascendente esquerda tenta em longo prazo, elaborar projetos de redução de danos, as chacinas e o consumo desenfreado de entorpecentes seguem no seu PAC (processo de aceleração contínua), mostrando que suas ações são mais eficazes do que as acanhadas políticas apregoadas.
Enquanto o crak em apenas um mês pode viciar e matar, os jovens dessa cidade esperam há quase três anos a construção do centro de re-socialização. Enquanto de um lado, cresce a economia do país, do outro decresce o número de membros de famílias negras nos bairros de Portão, Itinga, Vida Nova e Lagoa dos Patos.
Enquanto os governos, ONGs e organizações se sujeitam a executar oficinas lúdicas o crime organizado oferece R$ 500,00 (quinhentos reais) semanais para nossa gurizada gerenciar bocas de fumo.
Acreditamos que ao invés de administrar, temos é que redefinir esse falido MODELO DE ESTADO. Contudo, é importante frisar que não temos a fórmula, nem a receita da felicidade, mas é de nossos impostos que saem os ingredientes para pagar aqueles que devem apresentar soluções imediatas para que a vida continue pulsando em nossas vidas.
Lauro de Freitas, 25 de maio de 2008
Juventude Negra de Lauro de Freitas
Posse de Conscientização e Expressão - PCE
Movimento Negro Unificado - MNU
Rede Ayie Hip Hop
Campanha Reaja
Associação de Parentes e Amigos de Presos - ASFAP
Fórum Baiano de Juventude Negra