Direito

EX-DIRETOR PRESÍDIO DIZ QUE SECRETÁRIA MURICY SABIA DE TUDO NA LEMOS

Veja informações
| 03/06/2008 às 13:04

   A secretária de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Marília Muricy, passa por mais uma tremenda saia justa depois do episódio com o advogado Sérgio São Bernardo, ainda em tramitação no Ministério Público, em ação movida por entidades afro-descendentes contra sua atuacão.

   O ex-diretor da Penitenciária Lemos Brito, Luciano Patrício, disse a imprensa que ele quem pediu demissão do cargo à secretária, "e isso faz mais de uma semana", porque, segundo Patrício a corrupção no sistema prisional baiano é alarmante.

   Segundo Patrício ele informou isso ao setor de inteligência da SSP há oito meses, como também a secretaria Muricy, mas, as providências foram poucas ou quase nenhuma. O ex-diretor destacou ainda que a corrupção passa por agentes penitenciários, servidores da Secretaria de Justiça e por policiais militares.

  Por fim, destacou ao repórter Giácomo Mancini, da TV Bahia, que estava no Presídio há apenas 1 ano enquanto o traficante "Perna" se encontra há oito anos. A secretária de Justiça sabia de tudo o que ocorria lá dentro e, segundo o ex-diretor teria visitado algumas instalações internas da Lemos Brito.

   Ainda segundo o ex-diretor "Perna" controla de dentro do presídio 40% do tráfico de cocaina na Bahia, com movimento estimado em R$4 milhões por mês. Quanto as mordominas que o traficante tinha na cela ele disse que o sistema prisional não proibe uma série de coisas, e as que proibe o traficante conseguia graças a corrupção de agentes penitenciários, pessoal que trabalha na cozinha e policiais.

   A secretária Marília Muricy, segundo a TV Bahia, negou ter conhecimento de visitas ao presídio e deve liberar uma nota à imprensa ainda hoje. O secretário da SSP, César Nunes, idem-idem.