Site do TRE: www.tre-ba.gov.br
TRE colocou toldos na sede do CAB para proteger os cidadãos que procuraram o órgão (Foto/BJá)
Foto:
Como já era esperado, milhares de jovens deixaram para tirar o título de eleitor no último dia/prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral e imensas filas foram organizadas durante toda quarta-feira. Uma feira livre se montou ao lado dos toldos instalados pelo órgão para proteger as pessoas do sol e da chuva e os ambulantes fizeram a festa, nas proximidades da sede do órgão, no CAB.
Quem foi atendido hoje, e o TRE se preparou para isso colocando bancadas para servir a todos, está regularizado. A partir de amanhã, ninguém poderá mais obter ou regularizar o título, fazer transferências e revisar dados cadastrais do documento.
O eleitor que não votou nas três últimas eleições, não justificou e não efetuou o pagamento das respectivas multas, bem como aquele que teve o título cancelado em razão das revisões eleitorais em 2007 em 199 cidades do interior baiano, só tinha o prazo até hoje para regularizar a situação.
OUTROS
DOCUMENTOS
O único documento que a Justiça Eleitoral continuará emitindo é a segunda via do título de eleitor, que será expedida até dez dias antes das eleições. Pessoas com deficiência física que desejem votar em local de melhor acessibilidade deverão procurar, até 7 de maio, a Justiça Eleitoral a fim de providenciar transferência para uma seção especial.
Para atender aos futuros eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) montou um esquema especial e o cidadão que adquiriu o título pela primeira vez apresentou documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, por exemplo). Se fosse do sexo masculino, foi obrigatória a apresentação do Certificado de Alistamento Militar (CAM).
PRAZO ENCERRADO
O prazo foi encerrado às 18h centenas de pessoas ainda esperam na fila da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo (CAB). O TRE deve divulgar nesta quinta-feira um balanço com o número de atendimentos do CAB e dos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Quem perdeu o prazo, só poderá solicitar a emissão de primeira via e a regularização do título em dezembro. Já os pedidos de segunda via (para quem votou ou justificou a ausência nas eleições passadas) ficam disponíveis até 10 dias antes das eleições. O documento não é necessário para a participação no pleito, já que os eleitores podem votar apresentando um documento de identidade oficial com foto.