Direito

MEMORIAL DO TRE DA BAHIA É REABERTO AO PÚBLICO COM ACERVO ELEITORAL

Foi nesta quinta-feira, 27
| 27/03/2008 às 21:23
O Memorial será mais um espaço da cidade para exposições (Foto/Div)
Foto:
  "Memorial perpetua a história do Tribunal, revelando uma evolução continua do aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral". Assim o juiz e ex-corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Eliezé Bispo dos Santos, definiu o Memorial do TRE baiano, reaberto ao público na tarde de hoje, quinta-feira, dia 27 de março.

  A reforma melhorou o espaço físico, aperfeiçoando as condições de conservação do acervo pertencente ao Centro de Memória, adequando-o a uma moderna concepção museológica e emprestando-lhe maior dinâmica expográfica. A cerimônia de reinauguração do espaço, capitaneada pela Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojud) do TRE-BA, foi bastante concorrida, com a presença de servidores e de todos os membros desta Corte.

  A proposta, segundo Marta Gavazza, secretaria judiciária, é aprimorar a estrutura destinada à preservação da memória para fortalecer o elo com o público interno e externo. "Almeja-se que o Memorial constitua-se num espaço de realização cultural e de produção de conhecimento", revela. Na prática significa investir em mostras temporárias e a constante promoção de atividades que divulguem a história da Justiça Eleitoral baiana.


 A taquígrafa Vanderléia Silva, servidora do Tribunal, acredita que as intervenções realizadas no Memorial não só revelam um pouco das histórias do Tribunal e das eleições, como contribuem decisivamente para a história de cada um. "Ao visitar o Memorial, a pessoa acaba despertando para determinados assuntos da sua própria história também", avalia. 
 
Projeto Memória

Após mais de meio século de atuação conduzindo o processo eleitoral no estado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, aliado ao seu papel jurídico institucional e consciente de sua responsabilidade social, desenvolve o Projeto Memória. De caráter cultural, o projeto  possibilita o registro do passado, resgatando e difundindo os fatos que marcaram o Tribunal, buscando principalmente, pesquisar, sistematizar e disseminar fatos que marcaram a história da Justiça Eleitoral na Bahia.

Na primeira etapa, concluída em 1998, foram inaugurados o Memorial, composto pela Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes da Corte, reconstituição do antigo gabinete da Presidência, com o mobiliário utilizado a partir da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945, e área destinada a exposições temporárias e permanentes.

Acervo - O Acervo especial do Projeto é formado por diversos documentos, objetos e equipamentos que têm, como particularidade, o objeto público que envolve todo o processo eleitoral no estado da Bahia, pontuando o trabalho humano inserido e revelando costumes, técnicas e práticas através de diferentes épocas.