Diante da insistente e injusta acusação de racismo institucional contra a Profª Marilia Muricy, titular da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos do Governo Wagner, veiculada pela imprensa nos últimos dias, dezenas de advogados e organizações testemunham o seguinte:
1. Toda a história de vida pessoal, profissional e política da Profª Marília Muricy tem sido marcada pelo coerente compromisso com a defesa dos direitos humanos, o que inclui a luta permanente contra o racismo e todas as outras formas de discriminação inferiorizante;
2. À frente da SJCDH, a Profª Marília Muricy tem investido na construção de políticas publicas de direitos humanos, em democrática articulação com as organizações interessadas nessas políticas, tanto nos conselhos vinculados à Secretaria, quanto em outros espaços de participação da sociedade civil;
3. A complexa e desafiadora administração do Sistema Penitenciário do Estado tem sido corajosamente conduzida pela Profª Marília Muricy que vem obtendo resultados positivos na garantia dos direitos humanos e da segurança .
Por isso, e com a esperança de que a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos continue investindo, com êxito, na mudança da cultura e das práticas de discriminação, que historicamente caracterizaram o Estado da Bahia, solidarizamo-nos com a sua Secretária.
* A lista de subscrição de adsões está na rede internet