Direito

CCJ DA CÂMARA APROVA VALOR MÍNIMO PARA RECORRER AO TST

Está a um passou de aprovação no Congresso Nacional
| 22/12/2007 às 16:46
Está a um passo de ser aprovado o Projeto de Lei 4.732/04, que fixa um valor mínimo para que as partes possam recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho.

Três das quatro emendas do Senado ao projeto foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Agora, a proposta vai ser analisada pelo Plenário.

O objetivo do projeto, apresentado pelo Executivo, é racionalizar o sistema recursal na Justiça do Trabalho e torná-la mais rápida. As três emendas do Senado são de redação e não alteram a essência do projeto.

60 SALÁRIOS

De acordo com o texto aprovado, a parte derrotada em processos trabalhistas na segunda instância só poderá recorrer ao TST se o valor da causa for igual ou superior a 60 salários mínimos.

A única emenda do Senado que promovia alteração substancial no projeto - e que foi rejeitada pela CCJ - permitia recursos para causas inferiores a 60 salários mínimos se fosse contrariada súmula do TST ou no caso de violação direta da Constituição Federal.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho permite recurso de revista nas causas abaixo de 40 salários mínimos somente se a decisão do tribunal regional contrariar súmula do TST ou, de maneira clara e direta, dispositivo da Constituição. Com informações da Agência Câmara.