Direito

REUNIÕES DO SINDSEFAZ NO INTERIOR APONTAM PARA MOBILIZAÇÃO DO FISCO

Os fazendários estão se mobilizando na capital e no interior do Estado
| 23/08/2007 às 12:54
  Os fazendários do Estado da Bahia estão se mobilizando e querem respostas positivas do governo. Em reunião na Inspetoria de Ilhéus, esta semana, os agentes de tributos e técnicos reafirmaram a disposição para luta, visando reajuste salarial digno, reposição da gratificação e unificação das carreiras.

  Sessenta (60) fazendários compareceram ao evento, com a participação dirigentes da Sefaz que prestigiaram o encontro. A diretoria do Sindsefaz fez um breve relato do processo de negociação estabelecido pelo governo no SENP. Falou das dificuldades que todos os servidores públicos estão encontrando para que as suas demandas sejam atendidas e comentou sobre expectativas e propostas de encaminhamentos.

   Os diretores informaram ainda que a reunião da Mesa Central, marcada para quarta-feira foi adiada para esta quinta-feira, 23, à tarde, fazendo com que a plenária da Fetrab fosse também alterada para a sexta-feira, 24/08, pela manhã.

   CONQUISTA

   O Sindsefaz informou também sobre a reunião ocorrida em Vitória da Conquista, as diversas manifestações dos fazendários e as sugestões oferecidas para debate na categoria. Na ocasião, os colegas de Ilhéus, Itabuna e região manifestaram suas expectativas em torno dessas negociações com o governo.

  Destacaram a importância de se ter estabelecido um processo negocial no Estado, mas querem que o sistema apresente resultados positivos à categoria. Dentre outras sugestões, o fórum aprovou indicativo para ser apresentado à próxima assembléia da categoria de ida dos fazendários à Assembléia Legislativa para demonstrar a insatisfação com o rumo das negociações à Mesa Central e à Setorial da Fazenda, inclusive com a injustificada demora na instalação do Grupo de Trabalho (GT).

  Vale lembrar que a Mesa Setorial vem discutindo o retorno do valor do ponto da GF à 3% e a incorporação de 15 % CET dos aposentados, ambas decisões judiciais que estão sendo tratadas de forma emergencial. Porém, o GT discutirá a reestruturação do plano de carreira do Fisco.

   O plano elaborado pelo Sindsefaz, com aprovação em 06 encontros da categoria, engloba a questão das atribuições dos cargos do fisco e também a incorporação gradual do PDF, além da reposição das perdas salariais dos fazendários, desde 1995, que giram em torno de 25%, segundo o DIEESE.

  Um novo GT tratará o plano de carreira dos Técnicos Administrativos. A reunião, bastante proveitosa, concluiu reafirmando a necessidade dos fazendários encaminharem a luta unidos em busca do atendimento das reivindicações do grupo fisco e dos Técnicos Administrativos