O clima é tenso entre as duas representações do fisco
O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia pretende participar hoje (12) da reunião da Mesa Setorial da Fazenda, agendada para 14h30, no gabinete da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia. O Sindsefaz é conta a presença do IAF.
A última reunião, prevista para o dia 20 de junho, foi suspensa antes de ser iniciada. O Sindicato dos Servidores da Fazenda não aceitou a presença do Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia - IAF, que foi convidado pela Secretaria da Administração, e se retirou antes do início dos trabalhos.
O IAF enviou carta ao governador denunciando a postura antidemocrática na mesa setorial da Fazenda.
O IAF e o Sindsefaz têm reivindicações semelhantes. A grande divergência é quanto ao plano de cargos.
Enquanto o IAF propõe o enxugamento da máquina e uma redução do número de auditores previsto em lei de 1.400 para 800 e a renovação do quadro através de concurso, o sindicato defende um Plano de Carreira Única, que transformaria em auditores 1.200 Agentes de Tributos Estaduais, que ingressaram em concurso de nível médio.
O Sindsefaz diz que o regimento do Sistema Estadual de Negociação Permanente já foi modificado - e isto impediria a participação do Instituto nesta tarde.
O IAF garante que houve apenas uma proposta de alteração mas mesmo com a nova redação do regimento tem direito de sentar à mesa porque é o representante da Categoria dos Auditores Fiscais.