Direito

EXAME OAB NA BAHIA: DE 1.422 INSCRITOS APENAS 492 PASSARAM NA 1ª FASE

O resultado da segunda fase do concurso sairá dia 20 de maio.
| 03/05/2007 às 10:01
    Em virtude do medíocre desempenho apresentado pelos bacharéis em Direito na primeira fase do Exame de Ordem, o presidente da Seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Saul Quadros, anunciou que uma comissão da entidade irá visitar todos os 49 cursos de Direito autorizados a funcionar pelo MEC no Estado. Dos 1.422 bacharéis em Direito inscritos no exame da Seccional baiana, apenas 492 foram aprovados na prova objetiva, ou seja, pouco menos de 35% do total.

    Até 30 de maio serão conhecidos os resultados da prova prática-profissional, que apontará aqueles bacharéis que estão aptos ao exercer a advocacia. "Nós recomendaremos ao Ministério da Educação a extinção daquelas faculdades que apresentarem irregularidades insanáveis", afirmou o presidente da OAB baiana.

   Para Quadros, o resultado da primeira fase do Exame de Ordem reflete a situação "ruim" do ensino jurídico não só na Bahia, mas em todo o País. O fato de um terço dos inscritos terem feito faculdade fora da Bahia foi apontado por ele como um dos fatores para a baixa média. "Normalmente, eram estudantes de faculdades de regiões fronteiriças, cuja qualidade de ensino geralmente é menor. Apenas 10% desses bacharéis passam no exame". O presidente da OAB-BA afirmou, ainda, que, apesar de não ser obrigação legal da instituição, a OAB faz questão de visitar todos os cursos jurídicos na Bahia.

   O Exame de Ordem foi realizado, simultaneamente, em todos os Estados do país. Em dezessete unidades da federação, inclusive a Bahia, os bacharéis em Direito fizeram a mesma prova - com igual conteúdo - elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília.