Éxistem muitos templos para esta santa na França e na Itália, mas não conheço nenhum em Salvador. Sei que existe uma comunidade de Santa Maria Madalena na Engomadeira, mas não conheço
Tasso Franco , Sevilha |
02/09/2026 às 12:52
Belissimo templo barroco
Foto: BJÁ
Visitei a Igreja de Santa Maria Madalena popularmente conhecida em Sevilha, Espanha, como "La Magdalena", e diria aos nossos leitores que foi por acaso. Estava a caminho da catedral quando deparei-me com esse templo barroco e entrei para conferir.
Construída entre 1691 e 1709, projeto do arquiteto sevilhano Leonardo de Figueroa, é um templo belissimo e riquissimo em ouro e obras de arte. O local pertencia originalmente a um antigo convento da ordem dos dominicanos (São Paulo el Real) e tornou-se uma paróquia oficial no século XIX.
É considerada um Bem de Interesse Cultural desde 1970 e a entrada é gratuita.O exterior tem elementos clássicos do barroco local, com detalhes em azul e vermelho. O interior é ricamente decorado com afrescos, ornamentos dourados e pinturas murais. O altar-mor é gigantesco e impressiona por sua proporção, sendo o segundo maior da cidade, atrás apenas do altar da Catedral de Sevilha
.Abriga obras de artistas famosos, como telas de Francisco de Zurbarán e esculturas de Pedro Duque Cornejo. Funciona como uma igreja paroquial ativa para missas e festas religiosas. É a sede de importantes confrarias de penitência (hermandades) que saem nas procissões da famosa Semana Santa de Sevilha
Posui um órgão dos mais belos da cidade e contava com capela musical e coros desde o século XVII, embora o destaque instrumental da cidade fiquem na Catedral metropolitana.
SANTA REABILITADA
Maria Madalena é uma santa "sem prestígio" na Igreja Católica atual. A percepção popular sobre ela foi profundamente distorcida por séculos devido a uma confusão histórica que a associou erroneamente a uma pecadora ou prostituta arrependida. Em 2016, o Papa Francisco elevou a memória litúrgica de Maria Madalena ao grau de Festa, colocando-a no mesmo nível teológico dos doze apóstolos, e ela é oficialmente reconhecida como a "Apóstola dos Apóstolos".
A santq carrega um estigma popular e por que sua importância foi reabilitada. Houve a fusão de três personagens (O erro de 591 d.C.) diante sermão do Papa Gregório Magno, no ano 591 d.C. Ele fundiu três mulheres distintas dos Evangelhos em uma única pessoa: Maria de Magdala: de quem Jesus expulsou sete demônios e a primeira testemunha da Ressurreição; Maria de Betânia: irmã de Marta e Lázaro; e a pecadora anônima: que ungiu os pés de Jesus com perfume (Lucas 7).
Essa interpretação equivocada transformou Madalena no símbolo máximo da prostituta arrependida, apagando seu papel de liderança e financiadora do ministério de Jesus. Ao longo dos séculos, a liderança feminina nos primórdios do Cristianismo foi minimizada por uma estrutura majoritariamente patriarcal. Enquanto os textos bíblicos a mostram como a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado e a encarregada de anunciar o fato aos outros discípulos, a tradição posterior preferiu destacar figuras masculinas como Pedro e Paulo.
A reabilitação e o status atualA Igreja Católica corrigiu esses equívocos em duas etapas principais:1969: O Papa Paulo VI removeu o rótulo de "penitente" do calendário litúrgico de Maria Madalena, separando sua identidade da pecadora de Lucas 7.2016: O Papa Francisco elevou o dia de sua celebração (22 de julho) a Festa litúrgica, destacando sua relevância crucial na história da salvação.
Portanto, embora o cinema, a literatura e o senso comum ainda repitam a narrativa da "pecadora sem prestígio", o prestígio teológico e oficial de Maria Madalena hoje é o de uma das figuras mais importantes do Cristianismo primitivo. Na voz dfo povo dizia-se no Brasil que Madalena era amante de Jesus.