Atendendo a pedidos do público, o espetáculo musical “Hoje é Dia de Rock” retorna para sua quarta temporada nos dias 06, 07 e 14 de junho, no Teatro Gregório de Mattos. Com um repertório que mescla símbolos do Brasil rural e elementos da cultura pop-rock americana da década de 1950, a peça se orienta em torno de um sentimento que atravessa épocas e culturas: o ímpeto juvenil por viver, sonhar e trazer a mudança.
Para o diretor geral do espetáculo, Daniel Marques, a decisão de seguir revisitando “Hoje é Dia de Rock” parte de uma crença não só na sua qualidade artística, mas da força atemporal do seu tema. “Nós sempre decidimos retornar para esse espetáculo porque acreditamos na sua beleza visual, na sua beleza sonora, e sobretudo na sua beleza como retrato de juventude”, disse.
É esse retrato do que foi ser um jovem brasileiro no século 20, em diálogo com a experiência atual, que para Marques explica a demanda do público pelo retorno da peça. “Todo mundo que assistiu pede por mais, e quem não viu também pede uma nova temporada, porque escuta quem viu dizer que se emocionou, que lembrou da infância. Que o espetáculo reacendeu sonhos que ficaram lá nos anos 70, ou que ficaram só alguns anos atrás”, conta ele.
A trama do musical acompanha Pedro e Adélia, que partem do sertão mineiro com os cinco filhos em busca de novas oportunidades na capital. Lá, a família vive o choque entre tradição e modernidade, enfrentando o medo do futuro e a saudade de casa. Pedro, um músico clarinetista apaixonado, busca reinventar a própria música enquanto Adélia sonha com uma vida digna para os filhos. Cada um dos jovens, por sua vez, explora os desejos e descobertas da adolescência, imersos na chegada de novos símbolos culturais e influências comportamentais.
“Hoje é Dia de Rock” acumula, além de uma indicação na categoria Espetáculo Adulto no Prêmio Bahia Aplaude 2025, indicações para as categorias Direção (Daniel Marques) e Ator (João Victor Sobral e Mano Leone). A direção musical de Ray Gouveia – por sua vez, autor das trilhas de múltiplos espetáculos premiados – trabalha com um repertório eclético que vai de Beatles e Elvis Presley a Saulo Laranjeira e Milton Nascimento, interpretados por uma banda ao vivo.
A peça reúne em seu elenco os atores Gil Teixeira, Taise Paimn, João Victor Sobral, Mano Leone, Malu Oliveira, Bira Freitas, Lucas Oliveira, Tarsila Carvalho, Lorran Costa, Juliana Sanleão e Carlos filho. A banda é formada pelos músicos Breno Oliveira, Cassiano Faleta, Ítalo Barbosa, Pedro Sales, Rudá Paixão e Thiago Brandão. A iluminação é assinada por Núbya Guimarães, e a visualidade por Lucas Oliveira e Elis Brito.
Legado Artístico
Concebido pelo dramaturgo José Vicente no final dos anos 1960, o texto “Hoje é Dia de Rock” traz um forte caráter autobiográfico: remonta a infância do autor em Minas Gerais, sua decisão de abandonar a carreira seminarista, e a chegada das influências da cultura pop norte-americana no Brasil. É um canto de aleluia, um retrato geracional dos anseios de liberdade e as contradições históricas da época.
A peça também ficou marcada pela sua antológica montagem pelo diretor Rubens Corrêa, que ficou em cartaz entre 1971 e 1972 no Teatro Ipanema. Centro da efervescência cultural no Rio Janeiro em plena ditadura militar, o Ipanema foi palco da revelação de inúmeros atores consagrados do teatro brasileiro: só na montagem de “Hoje é Dia de Rock” em 1971, destacam-se nomes como Evandro Mesquita, Ivan de Albuquerque, Leyla Ribeiro, Isabel Ribeiro e Nildo Parente. O espetáculo foi de um sucesso tamanho que, mesmo após dois anos ininterruptos em cartaz, foi apresentado na praia de Ipanema em seu último dia devido à comoção do público que não cabia no teatro.
SERVIÇO
Espetáculo “Hoje é Dia de Rock”
Quando: Dias 06, 07 e 14 de junho, às
Onde: Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, s/n - Centro, Salvador - BA, 40020-160
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia) através da plataforma Sympla