Cultura

A ARCA DA IVETE ATRAVESSA O CAMPO GRANDE; É A IMPETRARIZ SISSI DA AXÉ

Com informações da Secom
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/02/2026 às 18:46
Muita gente no Circuito Nelson Maleiro
Foto: Wilson Sabadin


A cantora Ivete Sangalo, definitivamente uma das maiores estrelas do Carnaval de Salvador, se apresentou para o folião ‘pipoca’ do Circuito Osmar (Centro) nesta terça-feira (17), num trio sem cordas, promovido pela Prefeitura de Salvador. O desfile, que começou por volta das 14h, foi o único da artista no Campo Grande. Antes, ela havia se apresentado duas vezes na Barra/Ondina, no Bloco Coruja.

Ivete é uma das principais atrações da Super Terça no Campo Grande, quando a Prefeitura leva alguns dos maiores artistas da festa para o Centro, fechando em grande estilo a folia. O trio pipoca entrou na Passarela Nelson Maleiro, em frente ao Teatro Castro Alves, ao som de ‘O Verão Bateu Em Minha Porta’, e em seguida, ‘Dalila’, sendo acompanhado por uma verdadeira multidão de foliões.

O momento mais alto do desfile veio logo em seguida, quando Ivete Sangalo convidou Daniela Mercury para subir ao trio e cantar com ela, deixando clara a admiração que sente pela artista: “deixa eu chamar a Rainha do Axé para cantar comigo”.

Juntas, as cantoras começaram cantando a música ‘É Terreiro’, com uma mensagem forte no refrão: “Laroyê, mulher de poder”, numa apresentação exaltando a força feminina, sobretudo da Bahia. O público respondeu balançando leques, a maior parte deles com cores do arco-íris e da cor roxa, ligada às mulheres.

Ivete declarou a sua admiração por Daniela: “Se eu fechar os olhos, eu lembro do dia em que eu estava ali embaixo, na rua, com você passando e cantando. Você determinou muita coisa na minha vida, não só na minha vida, mas de todos os artistas da cidade. Uma cantora que trouxe para o trio a dança, o teatro, a expressão, de todas as maneiras”, disse.

“Cantando para caramba, bonita, dona de si, dona da sua vida. Sempre foi a minha parceira, a minha amiga querida. É bom demais ser amigo de alguém que a gente admira de verdade. E esse circuito é muito especial para mim, porque foi o primeiro lugar em que eu vi Daniela se apresentando”, completou Ivete Sangalo.

Daniela respondeu: “Eu queria dizer que você é uma inspiração para mim, já te disse várias vezes. Eu te vi reinando no Eva, desde o primeiro momento em que ouvi a sua voz eu disse: ‘é uma das vozes mais lindas da música popular brasileira’. E eu fico muito orgulhosa de você ser baiana e de nós duas segurarmos o Axé Music com tanta força e você fazer essa trajetória brilhante. Seja muito feliz”, disse.

A apresentação de Ivete Sangalo também teve ‘Vampirinha’, música aposta de 2026 e que já está no Top 50 das músicas mais ouvidas do Spotify; ‘Energia de Gostosa’, sucesso do ano passado; ‘Macetando’, entre outros sucessos.

Ao passar pelo praticável da Prefeitura, Ivete se dirigiu ao prefeito e destacou que a sua ‘pipoca’ na Super Terça já está virando uma tradição do último dia de folia. “Primeiro quero agradecer ao convite para estar aqui, comandando essa pipoca por mais um ano. Essa pipoca aqui já virou uma tradição, viu, Bruno (Reis)? Essa aqui é minha, esse horário é meu. Quem vai bater nesse couro aqui sou eu”, disse.

“De fato, o Campo Grande tem uma importância grande para mim. Na primeira vez em que vim ao Carnaval da Bahia, na ‘cacunda’ de minha mãe, foi aqui nesse circuito. Ali me tornei uma foliã. Quando era adolescente, eu vi Luiz Caldas, Daniela Mercury, Banda Mel, Reflexus, tanta gente linda… Foi aqui que eu vi Ilê Aiyê, Apaxes do Tororó… Esse circuito mudou a minha cabeça sobre quem eu ia ser quando crescesse. O Carnaval determinou tudo o que eu seria como artista e esse circuito tem muita importância”, completou.