Cultura

CONGRESSO ESPÍRITA DA BAHIA NO FIESTA CELEBRA OS 110 ANOS DA FEEB

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta
Limiro Besnosik , Salvador | 31/10/2025 às 19:16
Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta
Foto: LB

Numa noite marcada por apresentações artísticas (canto, vídeos e dramatizações) foi aberto, nesta quinta-feira, 30, o 21º Congresso Espírita da Bahia (FEEB). O evento, promovido pela Federação Espírita do Estado da Bahia, acontece até o próximo dia 2 no Fiesta Convention Center, em Salvador.

O tema “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei”, foi destacado com as participações das cantoras Andrea Bien e Cássia Aguiar e do Coral da FEEB.

O conclave presta homenagens aos 160 anos do primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo, fundado pelo jornalista Luiz Olympio Telles de Menezes, que completa 200 anos de nascido em 2025. A própria FEEB celebra seus 110 anos, a partir da criação da União Espírita Baiana em 1925.

Os oradores espíritas baianos Divaldo Pereira Franco e Jorge Andrea dos Santos, ambos desencarnados, também são distinguidos. Presente à abertura, o presidente da Federação Espírita do Maranhão (Femar), Fábio Souza de Carvalho, representou a diretoria da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Programação

Neste primeiro dia de atividades, a programação inclui, na parte da manhã, temas a respeito da reencarnação, história dos congressos espiritistas baianos, literatura espírita e contribuição do Espiritismo para a moral e a paz na sociedade. Entre os expositores estão Alberto Almeida (PA), Mayse Braga (DF), Bruno Godinho (RS), Rosa Martins (RJ), Orson Carrara (SP) Adilson Pugliese (BA) e Fábio Carvalho (MA).

À tarde os assuntos em pauta são família, relações saudáveis, a dor e o livro “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec (que completa 160 anos). Para expor as abordagens, os palestrantes já citados e mais Júlio Peres e Margarete Áquila (SP) e Oscar Calmon (BA).