Durante ao menos 3 décadas foi o gande carnavalesco de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/10/2025 às 14:35
Rubinho
Foto: DIV
Morreu na madrugada desta quarta-feira (15) João Rubem Carvalho de Souza, Rubinho dos Carnavais, fundador do bloco Os Internacionais e do Tiete Vip´s, o carnavalesco mais destacado de Salvador entre os anos 1980/2000 uma pessoa apaixonada pelo Carnaval arte, por amor a festa, sem nunca ter se beneficiado financeiramente dela. Há mais de dez anos enfrenta problemas de saúde e vivia com seus familaires na Cidade Baixa, esquecido pelos organizadores dos carnavais.
Torcedor e conselheiro do Vitória, Rubens Carvalho, foi lembrado pelo clube, que emitiu nota de pesar. Tinha 87 anos de idade e o sepultamento será realizado nesta quarta-feira, às 16h30, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade, onde familiares e amigos poderão prestar suas últimas homenagens.
Natural do bairro Santo Antônio Além do Carmo, Rubinho ajudou a transformar a festa de rua ao romper com a tradição dos carnavais fechados em clubes. Em 1962, junto com amigos, fundou o bloco Os Internacionais, que se inspirou no grupo 'Os Fantasmas' para levar a folia às ruas, desfilando de mortalha atrás dos primeiros trios elétricos.
O nome do bloco surgiu de um apelido dado ao próprio Rubinho, que após uma temporada na Argentina passou a ser chamado de "Internacional". O grupo seria, anos depois, animado por nomes consagrados como Bell Marques, tornando-se referência no circuito do Carnaval soteropolitano.
Durante anos organizou com Ivanildo Fontes um programa de rádio só para falar do Carnaval e durante mais de 40 anos participou de todos os movimentos do Carnaval de Salvador.