Cultura

EDIÇÃO DE OUTUBRO DO SARAU BEM BLACK ACONTECE NO XISTO BAHIA

Sílvio Humberto lança o livro Um Retrato Fiel da Bahia no evento nesta quarta, 15/10
Ana Cristina Pereira , Salvador | 14/10/2025 às 18:04
Sarau Bem Black
Foto: Luiza Goncalves

Desde que voltou às edições mensais, no começo do ano, o Sarau Bem Black tem promovido a literatura baiana, sobretudo as novas vozes da poesia negra. Mas na edição de outubro, que acontece no dia 15, no Teatro Xisto Bahia, nos Barris, a prosa ganha destaque através da importante pesquisa do economista, professor e vereador Silvio Humberto, publicada no livro Um Retrato Fiel da Bahia: sociedade-racismo-economia (Nandyala). 


O convidado especial falará sobre o trabalho e sua atuação em outras frentes, como através do Instituto Steve Biko, instituição que promove a formação antirracista e contribui para o ingresso de estudantes negros nas universidades. A programação da noite contará, também, com participações da poeta baiana Jocélia Fonseca e do carioca Cizinho Afreeka, além de pocket show do cantor e compositor Adailton Poesia.  

ç

A programação começa às 19h com um bate-papo com Silvio. O livro é fruto de sua dissertação de doutorado na Unicamp em 2004 e traz uma análise das raízes do desenvolvimento econômico brasileiro a partir de uma perspectiva racial. A pesquisa demonstra como o racismo estruturou as relações de trabalho no pós-abolição, deixando reflexos que persistem até os dias atuais. O título é inspirado em uma das canções mais famosas de Riachão, conterrâneo de Silvio no bairro Garcia. 


O Sarau Bem Black acontece mensalmente, apresentado pelos poetas Nelson Maca, Anajara Tavares e Jairo Pinto. O time de poetas residentes é formado, ainda, por Lúcia Helena Santos e Vera Lopes, e o DJ Joe conduz a discotecagem, sempre destacando artistas da música preta nacional e internacional. E sempre abre espaço para os poetas da plateia mostrarem seus poemas.