Cultura

O MUSICAL “FLORESTA DOS MISTÉRIOS” CHEGA À CAIXA CULTURAL SALVADOR

Espetáculo retrata uma aventura lúdica e inclusiva com apresentações nos dias 25 e 26 de outubro para público de todas as idades
Kaô Comunica , Salvador | 13/10/2025 às 17:55
Floresta
Foto: Maria Haydêe

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, nos dias 25 e 26 de outubro, o espetáculo musical “Floresta dos Mistérios", uma aventura lúdica que une diversão, folclore e inclusão, dando visibilidade e representatividade às pessoas com deficiência. Serão quatro sessões, duas no sábado e duas no domingo, sempre às 15h e às 17h, todas com tradução em LIBRAS e audiodescrição. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

O espetáculo traz a história de três crianças, Bel, Rafa e Duda que se juntam a seres mitológicos das matas como o Saci, a Iara e o Boitatá na tentativa de salvar uma floresta inteira prestes a ser derrubada para dar lugar a uma fábrica de celulares. Juntos, enfrentarão os planos da malvada prefeita Luci Fernandes e de seu atrapalhado assistente Romildo. Os habitantes da mata, no entanto, estão prontos para resistir.

A narrativa é contada através de 20 bonecos de diversos tamanhos, criados por Márcio Pontes. A encenação traz ao palco personagens diversos, incluindo representações da fauna brasileira e do folclore nacional, por meio de uma abordagem positiva, com texto e direção de Márcio Araújo, um dos criadores do programa infantil Cocoricó. 

O espetáculo é bilíngue e acessível. A tradução em LIBRAS e a audiodescrição são integradas à dramaturgia e às músicas originais, que são cantadas ao vivo. As canções, compostas por Tato Fischer e Márcio Araújo, são interpretadas pelos manipuladores-cantores Clayton Bonardi, Daniela Schitini, Débora Vivan, Joaz Campos, Marcio Araújo, Matilde Menezes e Thalita Passos.

A ficha técnica conta ainda com Wagner Freire no desenho de luz, Nani Brisque na cenografia, arranjos musicais de Gabriel Moreira e a participação especial da atriz Lavínia Pannunzio em off. 

WORKSHOP


Além das apresentações, o projeto realizará o Workshop de Gestão & Produção Cultural Criativa, ministrado pela produtora executiva Bia Ribeiro, da Humanize Produções, e dirigido para artistas, produtores, coletivos e todos que constroem cultura com coragem e propósito. Com carga horária total de 6h, será realizado ao longo de dois dias - terça e quarta (21 e 22/10) -, das 18h às 21h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente pelo site da Caixa Cultural Salvador.

SERVIÇO

O quê: espetáculo musical “Floresta dos Mistérios”

Onde: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador – BA
Quando: 25 e 26 de outubro de 2025 - sábado e domingo, duas sessões diárias, às 15h e às 17h
Ingressos: R$20 (inteira) | R$10 (meia-entrada) - vendas exclusivamente pela plataforma Sympla, a partir das 12h do dia 21/10  (terça-feira)
Meia-entrada: Válida para clientes CAIXA e demais casos previstos em lei.
Classificação indicativa: Livre
Estacionamento: Gratuito ao lado da unidade

Mais Informações: (71) 3421-4200 | @CaixaCulturalSalvador | @florestadosmisterios

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Acesso para pessoas com deficiência

 

72.png WORKSHOP – GESTÃO & PRODUÇÃO CULTURAL CRIATIVA

Quando: 21 e 22 de outubro de 2025 (terça e quarta-feira), das 18h às 21h

Classificação indicativa: Maiores de 18 anos

Valor: Gratuito

Inscrições: Pelo site da CAIXA Cultural Salvador

Vagas: Limitadas