Cultura

ADEUS A PRETA GIL EMOCIONA O BRASIL EM CERIMÔNIA NO TEATRO MUNICIPAL

Com Ag Brasil
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/07/2025 às 17:44
Francisco, filho de Preta, no momento da despedida
Foto: Tomaz Silva. Ag Brasil
Os fãs chegaram cedo para o velório da cantora Preta Gil, nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Antes do horário previsto de início da cerimônia, marcada para às 9 horas, centenas de pessoas aguardavam na fila em frente ao teatro. 

A comerciante Isabela Prudente era uma das primeiras da fila. “Eu estou muito triste com essa perda. A Preta me representa: a mulher gorda, Preta, lgbt… ela representa a alegria do carnaval, a mulher que resiste, a mulher forte… Da mesma forma que eu acordava cedo pra ir pro bloco dela, pra comemorar a vida dela, hoje eu venho aqui pra prestar a minha última homenagem”, disse.

Para homenagear a cantora “da forma que ela merece” Isabela se juntou a outras fãs e passou boa parte da espera cantando a música Sinais de fogo, grande sucesso da cantora. 

A empregada doméstica Tereza Marques dos Santos, de 80 anos, também fazia parte do grupo. Ela chegou às 6h15 para garantir que conseguiria se despedir de Preta.

Após ser velado no Theatro Municipal do Rio, no Centro do Rio, o corpo da cantora Preta Gil foi posicionado em um caminhão do Corpo de Bombeiros para fazer o trajeto até o Cemitério e Crematório da Penitência, no Caju. O cortejo saiu às 15h, sob aplausos.

O caixão deixou o saguão principal do espaço às 14h53 horas. Carlinhos Brown era uma das pessoas que seguravam o caixão.

Em carro aberto, o corpo percorre os 9 quilômetros em velocidade baixa. Com batedores, o comboio passou pelo circuito dos megablocos, no Centro. Trabalhadores aplaudiram em escritórios e um grupo acompanhou o cortejo a pé até a Central do Brasil, onde o caminhão começou a andar com mais velocidade. O corpo chegou ao cemitério às 16h05.