Evento gratuito reúne sociedade civil neste sábado, dia 26, no Ifba
Daniela Castro , Salvador |
22/07/2025 às 04:16
Pessoas idosas
Foto: Freepik
“Múltiplas Velhices, um só direito: criando condições para envelhecer com dignidade e voz ativa”. Este é o tema da Conferência Livre Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para este sábado, 26 de julho, na reitoria do Instituto Federal da Bahia (Canela), das 8h às 13h. O evento, que tem o propósito de promover um ambiente de reflexão e debate sobre políticas públicas voltadas para a população com mais de 60 anos, é aberto ao público e recomendado para pessoas de todas as idades. A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir do perfil @rede.inventividade, no Instagram.
A ocasião coincide com o aniversário de cinco anos da Rede Inventividade, que promove a representatividade de pessoas idosas por meio de ações de saúde, bem-estar e cultura. A instituição assina a organização em parceria com a AME – Ação de Mulheres pela Equidade, Santana Cuida, Capacita e Qualifica e Diretoria de Aposentados do Sindicato dos Bancários da Bahia. Tendo Salvador como núcleo difusor, o evento contará com a participação remota de entidades de outros dez pólos focais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal), que também realizarão encontros presenciais simultâneos. Em todo o Brasil, pessoas interessadas também poderão acessar o evento via plataforma on-line.
“Para nós, é um marco ter a Bahia como protagonista de uma Conferência Livre Nacional e fazemos questão de enfatizar que não é uma iniciativa exclusiva para pessoas que já são idosas. Podem participar pessoas de todas as idades, porque entendemos que o processo de envelhecimento atravessa todas as fases da vida e deve ser visto como tema de interesse por toda a sociedade”, afirma Maria Isabel Vitória de Carvalho, administradora, advogada, fundadora da Rede Inventividade e integrante do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa.
O objetivo da Conferência Livre Nacional é formar grupos de trabalho para consolidar propostas de políticas públicas a serem apresentadas na 6ª CONADIPI - Conferência Nacional Dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no mês de dezembro, em Brasília. Neste sábado, também serão eleitas três pessoas para a delegação que representará as entidades do segmento no evento da capital federal.
Durante o encontro no Ifba, ocorrerão discussões em torno de um dos eixos da CONADIPI, que trata de participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices. Além das falas de lideranças da organização e dos pólos focais, a programação contará com uma roda de conversa com a jornalista Norma Rangel e Maria Angélica Gomes, que integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com mediação de Maria Isabel Vitória de Carvalho. Seguindo o cronograma previsto pelo comitê nacional, Salvador já promoveu uma conferência municipal, em junho, e se prepara para realizar a etapa estadual, em setembro.
SERVIÇO
O quê: Conferência Livre Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Quando: 26 de julho (sábado), das 8h às 13h
Onde: Instituto Federal da Bahia (Av. Araújo Pinho, 39 - Canela)
Acesso: Gratuito
Programação completa e inscrições: @rede.inventividade