Entre outras relevantes realizações, estão o Ballet do Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). José Augusto Burity também dirigiu a Funceb, onde teve papel destacado
OS , Salvador |
12/07/2025 às 18:53
Deputada Fabíola Mansur apresenta moção de pesar por José Augusto Burity
Foto: DIV
A deputada Fabíola Mansur (PSB) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de pesar pelo falecimento de José Augusto Oliveira Gonçalves Burity, ocorrido no dia 9 de julho de 2025, em Salvador, aos 77 anos. A socialista lembra que José Augusto Burity, como era conhecido, foi um administrador e incentivador cultural importante, que revolucionou a cultura baiana.
De acordo com a procuradora Especial da Mulher da ALBA, Burity prestou grande e inestimável serviço à Bahia, sobretudo como diretor-geral do Teatro Castro Alves (TCA) e depois na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Entre outras relevantes realizações, estão o Ballet do Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). José Augusto Burity também dirigiu a Funceb, onde teve papel destacado no fortalecimento de grandes projetos culturais. Sob sua liderança, o Ballet do TCA alcançou visibilidade nacional e internacional, participando de turnês e torneios no exterior. Burity ainda trabalhou no Jornal Tribuna da Bahia como jornalista.
A parlamentar diz que Burity, como era tratado carinhosamente, “exerceu intensa atividade de gestão e transformação, sendo responsável por liderar a primeira grande reforma do TCA, o que contribuiu para a renovação de espaços como a Sala do Coro e o Foyer, mantendo a integridade arquitetônica do prédio histórico”. Criou Centros culturais e as Séries do TCA, dentre outros projetos importantes. José Augusto Burity deixa um legado inestimável à cultura brasileira e para as artes em nosso Estado. Reconhecido como uma figura visionária e comprometida com o desenvolvimento artístico da Bahia, uma figura simples, querida, humanista e respeitadíssima. Descanse em paz! Meu pesar e minha solidariedade aos amigos e admiradores de José Augusto Burity”, manifestou a deputada Fabíola Mansur”, solicitando que esta iniciativa seja encaminhada à família de José Augusto Oliveira Gonçalves Burity, à Secretaria de Cultura, à Fundação Cultural e ao Teatro Castro Alves.