Cultura

PLEBISCITO POPULAR PELO FIM DA ESCALA 6X1 ACONTECE EM SALVADOR, SÁBADO

Plebiscito popular é uma manifestação pública
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/05/2025 às 21:20
Acontece sábado
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Salvador recebe lançamento do Plebiscito Popular por direitos da classe trabalhadora. Ato acontece no sábado (24), às 10h, na Praça da Piedade, pela redução da jornada de trabalho, fim da escala 6x1 e taxação dos mais ricos

  2. Movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos e organizações da sociedade civil realizam neste sábado (24), em Salvador, o lançamento do Plebiscito Popular por Direitos. O ato está marcado para as 10h, na Praça da Piedade, no centro da capital baiana.

  3. A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional que pretende escutar a população sobre três propostas centrais: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim da escala 6x1 e a taxação de pessoas com rendimentos acima de R$ 50 mil, com isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O ato deste sábado faz parte de uma série de atividades previstas ao longo do ano em diferentes estados. 

  4. O plebiscito popular é uma forma de consulta direta à população, organizada por entidades da sociedade civil, sem caráter oficial, mas com objetivo de pressionar o poder público a debater e votar temas de interesse coletivo. Ao longo dos próximos meses, serão organizadas votações simbólicas e debates em escolas, sindicatos, comunidades e locais de trabalho.

   5. “A proposta reúne movimentos sociais, centrais sindicais, artistas, partidos e diversas organizações populares. Trata de temas em discussão no Congresso Nacional, mas que dificilmente serão aprovados sem pressão social”, afirma Caio Botelho, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB na Bahia.

  6. Uma das principais reivindicações da mobilização é o fim da escala 6x1, que obriga o trabalhador(a) a atuar seis dias seguidos, com apenas um de descanso. Segundo os organizadores, essa rotina compromete a saúde física e mental da população e limita o convívio familiar e social.

  7. “O plebiscito será um instrumento importante para dialogar com a classe trabalhadora em todos os níveis. Aborda temas que fazem parte do cotidiano, como o excesso de jornada e a injustiça tributária”, destaca Lucinha do MST, secretária Nacional de Movimentos Populares do PT.

  8. Para Gustavo Mascarenhas, da Frente Povo Sem Medo, o plebiscito popular também cumpre o papel de mobilizar e conscientizar. “O fim da escala 6x1 é, hoje, uma das pautas mais urgentes do país. O plebiscito é uma forma de garantir participação direta da população nas decisões que afetam sua vida.”

                                                                             ****  
   9. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputada Ivana Bastos, comanda, depois de amanhã (23.05), a partir das 15h30, sessão especial de outorga ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), do Título de Cidadão Baiano, proposto pelo deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD); e também a maior honraria concedida pelo Legislativo da Bahia: a Comenda 2 de Julho, em proposição de autoria da Mesa Diretora da Casa.

  10. “Será uma grande honra para a primeira mulher presidente, em 192 anos de história da Assembleia Legislativa da Bahia homenagear um presidente do STF no exercício da função. Que incrível coincidência histórica, ainda mais pela qualificação do laureado: brilhante carreira jurídica, homem público como poucos, que combina alto senso de justiça, probidade e competência”, elogia a presidente Ivana Bastos.

  11. A sessão deverá reunir as principais autoridades do Estado, a exemplo  do governador Jerônimo Rodrigues; da presidente do TJ-BA, Cynthia Resende; do chefe do MP-BA, Pedro Maia; da presidente da OAB-BA, Daniela Borges; dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, autoridades militares, civis e eclesiásticas.

  12. A Acelen Renováveis escolheu o Dia Mundial da Diversidade e do Diálogo para iniciar o plantio de mudas de macaúba para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel renovável (HVO) no Brasil. 

  13. A área escolhida para a implantação da primeira fazenda-modelo do país está localizada na Fazenda Campinas, em Cachoeira, no Recôncavo baiano. Nesta propriedade, serão plantados aproximadamente 200 hectares (ha), de um total de 1.500 ha a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas de macaúba, transferidas do viveiro de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia.

  14. Desde a assinatura do Memorando de Entendimento da Acelen Renováveis com o Governo da Bahia para produção de combustíveis renováveis, em abril de 2023, muita energia vem sendo empregada para o desenvolvimento do projeto na Bahia e em Minas Gerais. Nesses dois anos, foram feitas parcerias estratégicas para alavancar pesquisas e tecnologias para a materialização do compromisso com a transição energética do Brasil.

  15. O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues no ato, ressaltou as conquistas da Bahia com o Protener e a atração de investimentos como os da Acelen Renováveis. 

   16. “Grandes projetos como este trazem uma nova expectativa para o mundo e estão sendo desenvolvidos em Cachoeira, colocando a Bahia como protagonista da economia verde e da produção de biocombustíveis”, disse.

  17. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Pablo Barrozo, e o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, André Ferraro, também participaram do plantio simbólico. As lideranças das comunidades e autoridades governamentais foram recebidas por Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis; Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen; e João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.