Cultura

BEL BORBA CRIA ESCULTURA DE 2,70 METROS PARA ILHA BIMBARRAS

A obra é uma homenagem do empreendimento à arte e cultura baianas, e faz referência às riquezas das águas
Milena Brasil , Salvador | 16/04/2024 às 14:09
Bel Borba cria escultura de 2,70 metros para Ilha Bimbarras
Foto: Divulgação

O empreendimento Ilha Bimbarras acaba de ganhar uma obra do artista plástico Bel Borba. A escultura é uma Oxum, esculpida com matérias-primas duráveis e finalizada com fibra de vidro e azulejos, que formam os clássicos mosaicos de Bel Borba. A obra é uma homenagem do empreendimento à arte e cultura baianas, e faz referência às riquezas das águas.

 

A construção do monumento teve duração aproximada de seis meses. De acordo com Bel Borba, muitos caminhos foram percorridos até a finalização do projeto, que iniciou com vasta pesquisa pela história e cultura ancestral, seguindo para testes de modelagem humana, criação de protótipos e, depois, para a fase de modelar, pouco a pouco, cada parte da obra.

 

Com 2,70 metros de altura, a escultura foi pensada para estar integrada à natureza e ao paisagismo da Ilha Bimbarras. De acordo com Lícia Loureiro, a arquiteta paisagista do empreendimento, o local para a obra foi idealizado antes do projeto: “Oxum representa um orixá das águas doces, então, pensamos em integrar a escultura ao verde e às belas lagoas existentes na Ilha. A escultura merecia um lugar de destaque e um projeto paisagístico em seu entorno”, explica Lícia.

 

Em seu projeto, Borba teve o cuidado de fazer com que a saia da Mãe d’água parecesse uma montanha rochosa, em suas palavras, “uma pedra de onde vem a água doce”. A representação é feita nas cores azul e amarelo, erguendo o abebé – objeto de origem iorubá.

 

“Me apropriei da soma das características da Oxum. A maneira de segurar o espelho, de levantar as mãos, a postura. Faço uma licença poética, pois o processo criativo é muito intenso e, ao mesmo tempo, acontece de maneira natural. Utilizo as informações que chegam pelo fato de ser baiano e me debruço em vastos materiais pesquisados, como imagens, icnografia e toda a literatura disponível. Além da própria observação de outras representações, posso fazer a minha própria interpretação, a minha leitura da arte. A liberdade de expressão extrapola qualquer limite de exigência”, pontua o artista.

 

Para Bel Borba, foi um desafio representar Oxum em uma escultura. “Fico honrado em ter uma obra minha na Ilha Bimbarras. Uma obra permanente, que remete à força da mulher, Oxum e à água doce. Isso me envaidece e me sinto realmente honrado”.

  

Essa é a segunda escultura do artista na Ilha Bimbarras. No local já existe uma Iemanjá.

 

  Todo o processo de execução foi acompanhado e documentado pelo diretor de cinema Jonga Sena. O vídeo está disponível na íntegra no YouTube e Instagram Ilha Bimbarras.

 

  A Ilha Bimbarras está localizada a 60 quilômetros de Salvador, na Baía de Todos-os-Santos e integra o município de São Francisco do Conde (BA). A Ilha é administrada pelo Grupo Cidade, holding que atua há 52 anos nos segmentos náuticos, com o exemplo da Bahia Marina, dentre outros setores empresariais.

 

  Link do vídeo: https://abrir.link/iTcnM