Cultura

MODA: A EVOLUÇÃO DO JEANS E OS MODELOS SUSTENTAVEIS, p VALERIE SOLEIL

Hoje, o jeans é onipresente em todos os cantos do globo, desde as passarelas até as ruas de cidades pequenas.
Valerie Soleil , Salvador | 15/04/2024 às 11:19
O jeans é escolha popular para pessoas de todas as cidades
Foto:

O denim, aquele tecido icônico que veste o mundo com estilo, tem uma história tão resistente quanto suas próprias fibras. Remontando ao século 19, quando foi inventado por Levi Strauss e Jacob Davis, dois imigrantes europeus que se estabeleceram nos EUA, com visão e uma prensa de rebite, o jeans começou sua jornada como vestuário de trabalho resistente para mineiros e cowboys. A simplicidade e a durabilidade do tecido logo conquistaram corações e armários além das fronteiras americanas, tornando-se um símbolo de rebeldia, moda e casualidade.

Com o passar dos anos, o jeans passou por uma evolução impressionante. De uma peça de roupa funcional a um ícone da cultura pop, sua jornada reflete as mudanças sociais e econômicas do século 20. Dos rebeldes dos anos 1950 aos hippies dos anos 1960 e aos punks dos anos 1970, o jeans sempre esteve na vanguarda da moda contracultural. Com o tempo, designers renomados começaram a incorporá-lo em suas coleções de alta costura, elevando-o de sua origem humilde a um status de luxo casual.

Hoje, o jeans é onipresente em todos os cantos do globo, desde as passarelas até as ruas de cidades pequenas. É uma tela em branco para autoexpressão, personalização e estilo individual. Com inúmeras lavagens, cortes e acabamentos, o jeans continua a evoluir, mas sua essência resistente e atemporal permanece intacta.

O jeans ganhou popularidade na década de 1950 entre os jovens que buscavam uma maneira de se expressar por meio de sua roupa. Naquela época, o jeans era visto como uma roupa de trabalho para operários e fazendeiros, mas rapidamente se tornou uma peça de moda para a juventude.

Isso se deve em grande parte à influência do rock 'n' roll que surgiu na década de 1950 e rapidamente se tornou o gênero musical mais popular entre os jovens. O jeans era uma roupa prática e resistente, perfeita para a vida agitada dos jovens roqueiros que passavam a maior parte do tempo em turnês.

Mas a influência do jeans não se limitava apenas à estética da música. Os roqueiros também usavam jeans para expressar sua individualidade e criatividade. Eles personalizavam suas calças cortando e pintando, adicionando botões e estampas personalizadas, entre outras coisas.

Apesar dos avanços nas tecnologias de fabricação de roupas e do surgimento de materiais mais modernos e sofisticados, o jeans continua sendo uma escolha popular para pessoas de todas as idades e estilos. Na verdade, é considerado uma peça essencial que nunca sai de moda e deve estar presente em qualquer guarda-roupa.

Mas afinal, o jeans sempre será popular no futuro? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas dados e tendências indicam que o jeans tem um grande futuro. Com a continuada importância da moda sustentável, da personalização e da preferência por materiais mais resistentes, é justo concluir que o jeans tem um caminho sólido pela frente.

À medida que a tecnologia e a indústria da moda evoluem, podemos esperar que novos métodos de fabricação e novos materiais de jeans entrem no mercado. Essas inovações podem aprimorar ainda mais a resistência, a sustentabilidade e a versatilidade do jeans, tornando-o ainda mais popular entre as pessoas.

Por outro lado, a indústria da moda, incluindo a do jeans, é responsável por uma parte significativa do impacto ambiental global, incluindo o uso de água, energia e geração de resíduos.

Muitas empresas estão adotando práticas mais sustentáveis na fabricação de jeans, como o uso de algodão orgânico e a redução do uso de tinturas e produtos químicos tóxicos. O algodão orgânico é cultivado sem pesticidas e é mais saudável para o meio ambiente e para as pessoas.

Além disso, algumas empresas estão explorando novos métodos de fabricação, incluindo o uso de energia renovável no processo de produção de jeans, o que reduz ainda mais o impacto ambiental da indústria.

No entanto, ainda são necessários mais trabalho e conscientização em toda a indústria da moda para tornar o jeans e outras peças de roupa mais sustentáveis. Mas progressos estão sendo feitos e o jeans já é considerado um tecido mais sustentável que muitos outros.