Cultura

GALERIA LUME APRESENTA A EXPOSIÇÃO INSTALATIVA "FLUTUAÇÕES"

No espaço expositivo II da Galeria Lume, Amália Giacomini apresenta novas experimentações e desdobramentos a partir de sua série Catenas
Isabella Boyadjian , Salvador | 23/02/2024 às 16:04
"Flutuações" de Amalia Giacomini
Foto: Divulgação

É por meio da capacidade de reconstruir e atribuir um novo sentido ao espaço através da geometria que a artista Amalia Giacomini cria "Flutuações", uma exposição instalativa na Galeria Lume, a ser inaugurada no dia 09 de Março. Com curadoria de Paulo Kassab Jr., a artista ocupa o espaço expositivo II da galeria com uma instalação e esculturas de parede produzidas como novos ensaios originados a partir de sua série de 2020, "Catenas".

 

Giacomini explora e constrói suas obras de forma livre, incorporando elementos de seu repertório de vida, desde sua formação em arquitetura, até a afinidade pela matemática, biologia e história da arte. Do mundo fechado, do atelier, edifica suas anamneses, lembranças que vão se justapondo na repetição dos gestos. Agora a artista retoma o conceito de catena, que na matemática é a denominação da curva formada por um fio ou corrente flexível, de densidade constante em todo seu comprimento, suspenso unicamente por seus dois extremos, sendo submetido apenas à força da gravidade.

 

A linha sempre foi um coeficiente imutável na produção de Amália, que, sendo uma artista do espaço, incorpora-a de modo polissêmico em suas obras, ora horizonte, ora limite, ora tensão, tendo como ponto crucial a presença humana em relação à obra. Ao adentrar a exposição, inicialmente nota-se a objetividade geométrica da produção da artista, no entanto, ao observar as correntes cateniformes que se inclinam leves sob a influência da gravidade, somos convidados a mergulhar em uma reflexão sobre as forças sutis que esculpem nossa existência.

 

 

Sobre os artistas

 

Amalia Giacomini


São Paulo, 1974. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

 

Amalia é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, pós-graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC- Rio e Mestre em Linguagens Visuais pela EBA UFRJ. É professora de história da arte no curso de Arquitetura da PUC-Rio.

 

Expôs seu trabalho em diversas instituições do país como Instituto Tomie Othake (SP) Itaú Cultural (SP), Museu da Casa Brasileira (SP), Museu Brasileiro da Escultura (SP), Paço Imperial (RJ), Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia da USP (SP), Galerias da FUNARTE (RJ e DF), Centro Cultural Sérgio Porto (RJ), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Curitiba), MAC de Niterói, Centro Cultural Dragão do Mar (Fortaleza), entre outros. Em 2005 ganhou o prêmio Projéteis de Arte Contemporânea da FUNARTE e participou da mostra Projéteis FUNARTE do Ano do Brasil na França, em Paris.

 

Em 2009 realizou a individual Libérer l’horizon réinventer l’espace, na galeria da Cité des Arts, em Paris; em 2012 apresentou a exposição individual The Invisible Apparent na Galeria Nacional de Praga.

 

Sobre a Galeria Lume 


A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.

 

A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância. 

 

A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa. 

 

Serviço

"Flutuações"

de Amalia Giacomini

Curadoria: Paulo Kassab Jr.

Local: Galeria Lume, espaço expositivo II

Abertura: 09 de março, sábado, das 11h às 17h

Período expositivo: 09 de março de 2024 a 27 de abril de 2024

 

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Entrada gratuita 

 

Informações para o público: tel.: (55) 11 4883-0351 

e-mail: [email protected]

www.instagram.com/galerialume/

www.facebook.com/GaleriaLume

www.galerialume.com/