Cultura

ESTAÇÃO BAIRRO DA PAZ RECEBE ESCULTURA QUE HOMENAGEIA A MULHER DE ROXO

A obra, que integrou a exposição CowParade Salvador, faz resgate histórico dessa personagem que ficou marcada na memória soteropolitana
Darana RP , Salvador | 31/03/2023 às 19:06
Homenagem à Mulher de Roxo
Foto: Denissena Fóssil/Divulgação

  A partir do dia 03 de abril, os clientes que passarem pela Estação Bairro da Paz do Metrô poderão conferir a exposição itinerante “Fome de afeto e memória”, com a escultura “Roxinha Urbana”, uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil à memorável Mulher de Roxo. A ação, que antecipa as comemorações de aniversário do Bairro da Paz, integra o programa Bora de Metrô da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário, eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

 

“Apoiar projetos como este, que resgata a cultura e valoriza o trabalho dos artistas locais, aproxima ainda mais a concessionária do nosso cliente, além de oferecer uma experiência mais completa de bem-estar a todos”, explica Rodrigo Rainer, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia. A exposição itinerante percorrerá diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador – Lauro de Freitas e já passou pelas Estações Pernambués e Brotas.

 

A escultura integrou a exposição “CowParade Salvador”, realizada em 2019 pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil. A CowParade (“Desfile das Vacas”, em português), maior evento de arte urbana do mundo, foi criada na Suíça em 1998, com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras. Ao final de cada evento, a Toptrends promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

 

O artista visual Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o Sistema Metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso a arte na contemporaneidade”, completa.

 

Serviço

O quê: “Fome de afeto e memória”

Quando: de 03 de abril a 03 de maio

Onde: Estação Bairro da Paz do Metrô