Cultura

EXPOSIÇÃO DE ROBERTO FARIA TERÁ CURADORIA DE MARIA BETHÂNIA

“O universo da mobgrafia”, primeira mostra do gênero, na Bahia, também terá texto de apresentação da cantora de Santo Amaro
Claudia Pedreira , Salvador | 05/07/2022 às 08:11
“O universo da mobgrafia”
Foto: Divulgação

A arte de fotografar com celular inspira a exposição “O universo da mobgrafia”, que o fotógrafo Roberto Faria abre no dia 16 de agosto, terça-feira, às 19h, no Espaço Cultural da Caixa (Centro). A cantora Maria Bethânia se encantou com o projeto e fará a curadoria e o texto de apresentação da mostra. O público poderá conferir o acervo exposto no térreo até 20 de novembro. Neste período acontecerão, em paralelo, oficinas, palestras e visitas guiadas, no salão nobre do espaço. 

Como fotógrafo baiano adepto de uma câmera na mão e várias ideias na cabeça, Roberto lançou os livros Saveiros da Bahia (2004), Bahia de Todas as Cores (2011) e Bahia dos Deuses e das Crenças (2017). Recentemente, o autor aderiu às múltiplas possibilidades para a fotografia nos aparelhos móveis, como tablet e celular, tendo se destacado em premiações nacionais do segmento. “Fotografar com dispositivo móvel é um movimento forte, no mundo. Esta será a primeira exposição do gênero, na Bahia”, anuncia o artista.

Com as obras “Festa da Boa Morte” e “Noiva Yabá”, nas categorias Street e Retrato, respectivamente,  ele foi premiado no “Festival de Mobgraphia da América Latina”, o maior do mundo, no segmento. Estas imagens, atualmente no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, estarão na exposição no térreo do Espaço Cultural da Caixa. “Também tive duas fotos  aceitas na “Bienal da Fotografia”, organizada pela Confederação Brasileira de Fotografia, que foram feitas com Smartphone. É incrível”, vibra com os frutos da mobgrafia.

 

Ferramentas - O apreço pelas possibilidades do celular é tão grande, que o fundador da Escola Baiana de Fotografia (Tancredo Neves) passou a ministrar cursos específicos sobre a linguagem dos aparelhos móveis. O professor inicia nesta segunda-feira, 4 de julho, nova temporada do seu "Curso de Fotografia Criativa com Smartphones”, para plataformas Android e IOS”. 

Nas aulas, Roberto Faria ensina ferramentas para configurar o aparelho, usar a técnica correta, os principais aplicativos para fotografia, a linguagem fotográfica criativa, o conceito, técnicas de composição, a edição das imagens, o uso dos filtros e impressão das fotografias. 

Sobre Roberto Faria - Roberto Faria publicou trabalhos em veículos como National Geographic, Horizonte Geográfico, Fotografe Melhor, Mar & Mar, Náutica, Velejar, Photógrafos, Viagem & Turismo e jornais A Tarde, Correio, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia. O fotógrafo realizou a individual Salvador de Todas as Cores, em 2011, e, em 2012, participou de exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Recebeu medalhas, menções, premiações. Em 2006 teve duas fotografias na Bienal de Fotografia Natureza da Croácia e duas fotografias na Bienal da Arte Fotográfica P&B no MIS São Paulo-SP. Em 2008 recebeu Menção Honrosa com a obra Menino Deus, na XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia. Caxias do Sul-RS.

SERVIÇO

O universo da mobgrafia, de Roberto Faria

Curadoria e apresentação: Maria Bethânia

Onde: Espaço Cultural da Caixa (Rua Carlos Gomes, 57 - Centro, Salvador) 

Quando: 

Abertura - 16 de agosto, às 19h, com coquetel

Visitação -  De 17 de agosto a 20 de novembro. De terça a domingo, das 9h às 18h

Ingresso: Gratuito