Cultura

ATIVIDADE NO SUBÚRBIO 260 ENCERRA SEMANA DO BRINCAR NESTE SÁBADO (28)

As atividades acontecem das 8h às 12h e envolvem oficinas de percussão, pintura e capoeira para crianças
Secom Salvador , Salvador | 28/05/2022 às 09:30
Atividade no Subúrbio 360
Foto: Jixoto

O Subúrbio 360, em Coutos, será o palco da terceira e última ação da série “De um brincar livre, com laços afetivos e diversidade”, dentro da programação da Semana do Brincar em Salvador. As atividades acontecem das 8h às 12h e envolvem oficinas de percussão, pintura e capoeira para crianças.

 

De acordo com a vice-gestora da instituição, Cintya Cris, a proposta principal é aproximar e acolher crianças, pais e responsáveis no universo brincante. “Pensamos em proporcionar aos pais e as crianças um resgate da infância e da memória do brincar através das oficinas e também de outros momentos de brincadeiras livres, como pula corda, amarelinha, baleado, bolha de sabão, vivo-morto, contação de história e o sarau da Kalu, iniciativa que aproxima as crianças do teatro. Um dia motivante para nós", declara.

 

A Semana do Brincar envolve por uma programação com atividades lúdicas e formativas que beneficia, no total, 260 crianças de 0 a 12 anos, por ocasião do Maio Laranja – campanha de combate à exploração sexual infantil. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), sob a coordenação da Secretaria de Governo (Segov).

 

A primeira ação, "De um brincar que ensina”, foi marcada pela visita de 20 crianças acolhidas no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe, ao Parque dos Dinossauros, no Stiep. Nesta foram promovidas brincadeiras que aproximam a criança da natureza e possibilitam a construção de vínculos sociais, além da troca de saberes e descobertas.

 

Já a segunda ação foi marcada pelo tema “De um brincar mais próximo da natureza”, onde as crianças assistidas pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim visitaram o Jardim Botânico, em São Marcos, e participaram de atividades lúdicas e educativas.

 

A coordenadora do Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, Simone Café, destaca a finalidade da ação. “A brincadeira é uma das maneiras mais naturais e divertidas de formar conhecimento. A criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e fortalecer os laços afetivos com seus cuidadores. A nossa cidade tem excelentes espaços que proporcionam momentos de aprender, experimentar, descobrir o mundo e os seus limites”, avalia.