Cultura

ARTISTA POLONÊS EXPÕE EM MILÃO A CULTURA DE TÓQUIO, p TASSO FILHO

Exposição imersiva “Botthegue di Tokyo” te leva às ruas da capital japonesa
Tasso Filho , Milão, Itália | 17/05/2022 às 07:17
Uma mostra sensacional
Foto: TFF
  Tokyo (Tóquio em português) é uma referência de cultura em qualquer lugar do mundo. Uma metrópole cosmopolita com cerca de 14 milhões de habitantes na cidade em si; e quase 40 milhões de pessoas em sua área metropolitana, a mais populosa do mundo. 

Foi lá que o artista e ilustrador polonês Mateusz Urbanowiz foi estudar e se apaixonou pelos becos e vielas da cidade. Após anos morando e vivenciando a cultura local, o artista decidiu pintar em aquarela as tradicionais lojas da capital japonesa, capturando os mais peculiares detalhes dessa cultura milenar. 

O seu trabalho pode ser conferido na Tenoha Milano, um espaço cultural dedicado ao Japão, na exposição imersiva “Botthegue di Tokyo” que está em exibição até o dia 22 de maio. A exposição é gratuita e aberta ao público mediante reserva feita pela internet. 

A exposição é fantástica. Primeiramente, o Tenoha, local que hospeda a exibição, é super aconchegante, localizado na badalada zona do Navigli, com decoração oriental, árvores nativas japonesas e conta com bar, restaurante e loja com produtos que vêm diretamente do Japão. Ao entrar no Tenoha, é como se o visitante fosse teletransportado para o oriente. 

Sem perder o nosso foco que é o “Botthegue di Tokyo”, ao entrar na exposição, todos de máscara FFP2 obrigatória, o visitante passa por uma espécie de aeroporto, com imigração, malas e tudo que um aeroporto normal tem; literalmente saindo de Milão e indo para Tokyo. Cada visitante recebe, inclusive, uma réplica de um passaporte japonês, contendo informações sobre a exibição.

Após sair do controle de passaportes, o visitante cai direto nas ruas de Tokyo, cheia de luzes, cores, flores, becos e vielas para se explorar. O artista representa e quem visita se insere, nas principais e mais tradicionais lojinhas da capital japonesa. Lojas de comida, roupa, bares e restaurantes podem ser conferidos, além de claro, um pouco da história de cada um deles. 

As lojas podem ser exploradas em 360° e as interações com o meio ambiente são constantes, trazendo à tona a alma variada e intensa de Tokyo. Projeções dos desenhos sobre as paredes completam essa imersão na capital japonesa. O interessante é que em meio a toda essa sensação caótica, uma particular sensação de familiaridade pode ser percebida, um aconchego inexplicável. 

Numa das áreas da exposição, quem visita pode conferir livros em japonês, tirar fotos com roupas tradicionais e até comprar refrigerantes em uma máquina de self service japonesa. Em outra área, é possível conferir o passo a passo do artista ao fazer os seus desenhos, realmente um trabalho incrível. 

As ilustrações em aquarela de Mateusz Urbanowicz falam tanto para os visitantes que já conheceram Tokyo quanto para aqueles que ainda não a visitaram. A obra do artista, sem dúvida, chama a atenção de todos e desperta curiosidade e encanto com essa cidade. (TFF)