Cultura

TERREIRO PROMOVE FESTIVAL CULTURAL NA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

O festival afro-brasileiro tem como objetivo promover práticas culturais coletivas que contribuirão nas ações religiosas, culturais e socioambientais
Secom Salvador , Salvador | 02/12/2021 às 18:12
Terreiro Vodún Kwe Tò Zò
Foto: Divulgação

Nos próximos dias 10 a 12, a partir das 10h, acontecerá de forma gratuita mais uma edição do Sòkpè – Festival Cultural da Pedra do Trovão. Esta é a 15ª edição do evento, realizado pelo terreiro Vodún Kwe Tò Zò, na Rua Professora Julieta Fahel Guimarães, na Travessa do Sossego, 108A, no bairro da Fazenda Grande II. A atividade tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

 

O festival afro-brasileiro tem como objetivo promover práticas culturais coletivas que contribuirão nas ações religiosas, culturais e socioambientais. Pela primeira vez, a programação será aberta ao público em geral e a expectativa é que cerca de 350 pessoas passem diariamente pelo evento. O festival seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. 

 

Dentre as atividades culturais estão palestras, rodas de capoeira, rodas de conversa, workshop etnogastronômico, trilha ecocultural pela área verde do terreiro e uma roda de samba com o grupo Barlavento, com a participação das Sambadeiras de Cajazeiras e do Quadrado de Mutá. Além disso, durante os dias de festival, o tabuleiro do Tò Zò também estará funcionando e o público poderá adquirir quitutes afro-brasileiros.  

 

"Temos uma expectativa de que essa 15ª edição do Festival seja repercutida e se torne um indicador de força da região de Cajazeiras como um grande propulsor cultural da cidade. Além disso, esperamos a aceitação e engajamento de toda a população, e que, futuramente, o festival seja incluído no calendário cultural de Salvador", disse a idealizadora do festival e sacerdotisa do Terreiro, Gayaku Sinay.