Cultura

CASA DO BENIN JÁ ESTÁ REABERTA AO PÚBLICO

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Secom Salvador , Salvador | 22/07/2021 às 19:12
Casa do Benin já está reaberta ao público
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Casa do Benin, um dos espaços culturais situados no Pelourinho e administrados pela Prefeitura, através da Gerência de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), já está de portas abertas depois de um período fechada, por força da pandemia de Covid-19. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e devem ser agendadas pelo número (71) 3202-7890, ou e-mail casadobenin@ salvador. ba. gov. br ou, ainda, através do perfil @casadobenin no Instagram.

 

Os agendamentos podem ser marcados individualmente ou para grupos, desde que não haja mais de 15 visitantes no equipamento cultural – limite adotado em função dos protocolos sanitários. As atividades no local também podem ser pautadas, desde que sejam devidamente respeitadas as medidas de saúde vigentes.

 

“Além de uma exposição permanente composta em sua maioria por peças trazidas por Pierre Verger da África, a Casa do Benin conta com a galeria Lina Bo Bardi para exposições temporárias, o auditório Gilberto Gil, o Espaço Gourmet Jeje-Nagô para eventos gastronômicos, sala multiuso e um terraço com vista para o Centro Histórico”, descreveu o gerente de equipamentos culturais da FGM, Chicco Assis.

 

O gestor sublinhou que o equipamento valoriza as contribuições culturais legadas pelos povos africanos trazidos para Salvador na condição de escravizados, fortalecendo os elos da capital baiana com a África e sua diáspora. “Ao visitar esse espaço, além de um mergulho histórico e cultural pelos trânsitos atlânticos, a que Pierre Verger denominou de ‘fluxos e refluxos’, o público também apreciará o minucioso trabalho arquitetônico de Lina Bo Bardi, que promoveu o diálogo do casarão colonial com a arquitetura moderna”, concluiu Assis.