Cultura

127 ANOS DE FUNDAÇÃO DO IGHB SERÃO COMEMORADOS COM LIVE

127 anos de fundação do IGHB serão comemorados com live em homenagem a Bernardino de Souza
IGHB , Salvador | 10/05/2021 às 15:58
127 anos de fundação do IGHB serão comemorados com live
Foto: divulgação
Os 127 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia serão comemorados com três lives, que homenagearão personalidades marcantes para a Casa da Bahia. A primeira, na data aniversária, em 13 de maio, às 17h, no canal youtube/ighbba, dará destaque ao geógrafo Bernardino José de Souza. Participarão do encontro virtual, o presidente e vice-presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro e José Nilton Carvalho Pereira e os professores doutores André Nunes de Sousa (Ifba) e Luciene Pereira Carris Cardoso (IMAM/UFRJ). No dia 20 será a vez do historiador Francisco da Conceição Menezes e dia 27, o político José Wanderley de Araújo Pinho.

O geógrafo, historiador, etnógrafo e sergipano Bernardino de Souza foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes, ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e também a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB (onde foi secretário perpétuo) e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA. Além de ter sido responsável por inovações científicas e pedagógicas na ciência geográfica desenvolvida no Brasil, nas quatro primeiras décadas do século XX, foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União.

Sua expressiva contribuição para o desenvolvimento da Geografia no Brasil está relacionada a ações político-institucionais, como a participação direta na criação do Conselho Nacional de Geografia, e a uma produção pioneira no tratamento de temas diversos da disciplina, entre os quais A Geografia das cidades (1913) e a divulgação do método das monografias regionais descritivas e sua consecutiva feitura (1916).

Nesse seminário comemorativo ao aniversário do IGHB, os expositores irão apresentar e debater as contribuições do professor à Geografia no Brasil.

 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

 

SERVIÇO

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

13 de maio de 2021, às 17h - Live em homenagem a Bernardino de Souza

Canal www.youtube.com/ighbba

www.ighb.org.br