O Santo Graal encontra-se na catedral de Valencia, numa capela especial
                            
                              
                                Tasso Franco                                , da redação em Salvador                                |
                                20/12/2019 às 09:58
                                
                             
              
                            
                              
                                Sêo Franco na capela do Santo Graal
                                Foto: Tasso Filho
                             
                  
                               Em novo video no seu canal do Youtube, Sêo Franco, el sincero, visita a catedral metropolitana de Valencia, na Espanha, e fala (e mostra) sobre o Santo Graal, o cálice bento usado por Jesus Cristo na santa ceia. 
   Trata-se do símbolo mais importante da igreja católica e que foi entregue ao arcebispo de Valencia pelo rei de Aragão após a expulsão dos árabes da península ibérica no século XIV. Antes esta mesma peça foi levada pelo apóstolo Pedro (São Pedro, primeiro papa) para Roma, mas, com a perseguição aos cristãos pelo imperador Valeriano (Século IV d.C) foi escondida em Huesca, Espanha.
   A peça em ágata fica colocada num nicho especial numa capela que se localiza à direita da entrada da catedral da madre Maria, em Valencia, e é visitada diariamente por centenas, milhares de turistas. 
   A igreja católica após pesquisas arqueológicas considera que este é o verdadeiro Santo Graal porque outros arcebispados na Europa, especialmente o de Leon, catedral de San Isidro, também dizem que têm o Santo Graal.
   Por Valencia já passaram os papas João Paulo II e Bento XVI para reverenciar a relíquia e espera-se a visita do papa Francisco. Duas vezes por ano o cálice bento deixa o nicho da capela e é levado para o altar mor da catedral, na quinta feira da semana santana, e no segundo domingo de outubro festa do padroeiro San Vicent Ferrer para a celebração da santa missa.
   Em todas as missas da igreja católica no mundo o cálice é usado no momento da eucaristia que é o reconhecimento da ação de graças pela morte e ressurreição de Cristo e nas palavras dos párocos, ao ergue-lo com um pouco de vinho no seu interior e a hóstia, representam o sangue e o corpo do Senhor.
   Estivemos em visita a capela (a entrada custa 9 euros) e conseguimos gravar uma mensagem dentro da capela o que vocês podem ver no video de Sêo Franco. Assistam nosso viveo, comentem, sugiram assuntos para os próximos videos (TF).