Cultura

ESCRITORA SARA MESSIAS LANÇA AQUALTUNE - UM SONHO CHAMADO LIBERDADE

O lançamento do livro acontece no dia 21 de novembro, às 18h, no Patheon do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
da Redação , Salvador | 05/11/2019 às 12:22
Sara Messias
Foto: DIV

 
É em pleno Novembro Negro, um dia após a data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, que a escritora baiana Sara Messias lança sua primeira obra. Uma saga afro-brasileira quilombola capaz de fazer o leitor mergulhar em uma trama forte e emocionante, de luta pela liberdade. Aqualtune: Um sonho chamado liberdade (Quarteto Editora, 2019) retrata, através da trajetória da lendária heroína, a história de um povo marcado pela diversidade, riqueza cultural e pela mistura, fruto da interseção entre indígenas, negros e europeus.
 
Sara, mulher negra, brasileira e baiana, na sua estreia como escritora, traduz a relação repleta de dor, crueldade e mortes entre esses povos. Através de uma leitura leve e tocante, a autora convida o leitor a fazer uma verdadeira viagem no tempo nesse romance histórico, perpassando por cenários que evidenciam o sofrimento ao qual a população negra foi submetida: o Holocausto africano, o maior crime perpetrado contra a humanidade.
 
A autora narra as aventuras de Aqualtune e ressalta a personagem como revolucionária, corajosa e destemida. “Ela cresceu em uma sociedade mista, foi instruída pelos sacerdotes portugueses e viveu em harmonia com a população europeia. A princesa do Reino do Congo, dona de conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, apesar de ser pouco lembrada nos livros e escolas brasileiras, foi muito importante para a história da população negra durante o Período Colonial”, conta a escritora.
 
Apesar de não existirem documentos sobre Aqualtune, ela é conhecida no Brasil como mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. Até hoje, a lendária heroína simboliza liderança e luta dentro do sistema escravocrata, tendo deixado esse legado através de seus herdeiros e de seu comando no quilombo. Sara Messias vai além e revela um retrato pouco conhecido de uma África do começo do século XVII, numa obra que mistura realidade e ficção. O livro leva ao leitor detalhes da infância e juventude de Aqualtune, até ser
obrigada a se casar com seu primo e ver sua vida mudar radicalmente.
 
Quem é Sara Messias?  

Mulher, mãe, negra, brasileira e baiana, Sara nasceu em dezembro 1981 e cresceu no bairro do Garcia, em Salvador. Filha de um metalúrgico e uma doméstica, ela e a irmã gêmea, Simone, foram criadas sob os cuidados do avô Valdete e da saudosa avó, dona Agmar – responsáveis por plantar em Sara a semente da leitura. Ainda na infância, ela foi incentivada por eles, pois liam livros clássicos e assistiam a filmes antigos.
 
A escritora estudou na pré-escola Batista, cursou o primário na Escola 25 de Agosto e o ginásio na Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia. Já o ensino médio foi dividido entre o Centro Educacional Edgar Santos e o Centro Educacional Odorico Tavares. Sara tem formação em Turismo pelo CEFET-BA, atual IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
 
Foi a curiosidade e a vontade de descobrir mais sobre a formação do Brasil que levaram a autora a uma viagem no tempo, fazendo Sara se apaixonar ainda mais pela história do povo brasileiro. Ao começar a escrever, guiada pelo forte desejo de resgatar essa memória, Sara decidiu por um enredo que compartilhasse a formação do povo brasileiro. E assim nasce a primeira obra de uma saga cheia de coragem, luta e 'orgulho preto', como ela mesma diz. Hoje, Sara vive na Itália com seu marido Antônio e sua filha Nicole, e está ansiosa para retornar ao Brasil com esse outro filho, fruto de muito amor e dedicação.

 
 
Serviço
Lançamento: Aqualtune – um sonho chamado liberdade
21 de novembro, 17h30
Sede do IGHB – Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Endereço: Avenida Joana Angélica, 43, Piedade (Salvador)
 
Mais detalhes: @escritorasaramessias