Cultura

Palacete das Artes recebe Exp “Sentido Figurado”, de Silvio Robatto

Abertura ma quarta-feira, dia 20 de dezembro
Da Redação , Salvador | 18/12/2017 às 10:16
Sentido Figurado
Foto:


O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), em parceria com Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), realizará a Exposição “Sentido Figurado” que conta com os registros fotográficos produzidos pelo arquiteto e fotografo Silvio Robatto. A abertura da exposição acontecerá na quarta-feira (20), às 19h, e ficará aberta ao publico até março de 2018 no Palacetes das Artes, na Graça.

Será apresentado o trabalho realizado pelo artista Silvio Robatto por mais de 50 anos através das suas lentes; em aspectos do cotidiano, festas populares e o patrimônio histórico da Bahia. Mais de 400 obras estarão à disposição do público, entre quadros e fotografias, que integram parte do acervo privado de Robatto, doado ao CMB.


O acervo de Silvio Robatto passou pelo processo de higienização, restauração, organização e digitalização para ser disponibilizado ao público em suporte digital que será disponibilizada na Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e no site da Fundação Pedro Calmon.

SILVIO PEREIRA ROBATTO nasceu no dia 24 de outubro de 1935 em Salvador (BA), filho de Stella Pereira e de Alexandre Robatto Filho, ingressou em 1954 no curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu horizonte temático se alicerçou na cultura popular da Bahia, entre festas populares como a Lavagem do Bonfim, o Presente de Yemanja no 2 de Fevereiro, a Festa de Santa Bárbara, no universo simbólico do Carnaval; ou nos festejos do 2 de Julho. O foco de sua lente firmava-se em figuras que representavam a construção de uma identidade baiana como as baianas, os saveiros e pescadores da Baía de Todos os Santos, onde costumava velejar desde a adolescência Faleceu no dia 30 de abril de 2008, aos 72 anos.