Cultura

Museu Eugênio Leal promove seminário sobre Educação Patrimonial

Dias 27 e 28
LB , Salvador | 20/10/2016 às 18:57
A educação patrimonial é a metodologia mais direta de se criar defensores dos bens culturais, antigos e/ou contemporâneos, que são os registros da nossa trajetória e história. Assim, visando esta sensibilização o Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, realizará seminário sobre Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania, nos dias 27 e 28.10, das 8h às 18h. 

O encontro tem por objetivo discutir sobre a educação através do patrimônio como instrumento para sensibilização à preservação dos bens tangíveis e intangíveis brasileiros. Para tanto, palestras, comunicações e pôsteres sobre legislação, metodologias, processos e estratégias para a salvaguarda dos bens materiais e imateriais nortearão os debates do mesmo.

Nesses dois dias, Ana Tereza Gois, museóloga do IPHAN; Carlos Etchevarne, doutor, professor e pesquisador da UFBa/CNPQ; Daiana Sacramento, coordenadora de Educação Patrimonial, IPAC e Odilon Góes, professor e doutor em Educação, dentre outros, debaterão sobre a importância da prática da educação patrimonial para a preservação da memória brasileira, pelos cidadãos, esferas públicas e particulares. Também enfocarão sobre estratégias para salvaguarda das diversas tipologias de patrimônio material e imaterial; as metodologias e etapas da educação patrimonial; conscientização sobre a necessidade de preparação da população para atuação como agente preservacionista de sua herança cultural.

Os participantes serão brindados com música e poesia. No dia 27, ocorrerá uma apresentação do grupo Neojiba, e no 28, das Sussurradeiras, respectivamente.

As inscrições continuarão abertas até o próximo dia 25 deste mês. Maiores informações pelos telefones 3321.8023 ou 3321.8308, ou através do blog: www.seminarioeducacaopatrimonial.blogspot.com.br 
.