Com arte. Essa é a nova forma de protesto escolhida pelos fotógrafos, produtores culturais e professores que defendem a volta do Prêmio Pierre Verger. Nesta sexta-feira (30), será instalada na Praça Municipal a Mostra Coletiva Carta das Laranjeiras, produzida por meio de uma convocatória nacional que atraiu 100 profissionais. O evento acontece das 8 às11hs.
No dia 19 de agosto, líderes da área de artes visuais protocolaram na Secretaria da Cultura do Estado a Carta das Laranjeiras – em alusão ao endereço no Pelourinho onde o documento foi produzido. Até o momento não houve resposta oficial nem chamamento para uma audiência.
De forma lúdica, os artistas baianos entregaram na secretaria presentes com a cor do movimento, como camisa e uma cópia do filme Laranja Mecânica.
A lista de reivindicações inclui outras ações na área cultural incluídas nas cartas de Ondina (2012) e Vitória (2014).Entre os pontos apresentados estavam a criação de uma Coordenação de Fotografia dentro da estrutura da Fundação Cultural; o aperfeiçoamento e ampliação de categorias e valores do Prêmio Nacional Pierre Verger e importância da criação de um prêmio voltado aos fotógrafos da Bahia.
Nos últimos cinco anos, o movimento baiano, intitulado Fórum de Produtores Culturais da Fotografia Baiana, atraiu o apoio de instituições como a Casa da Photographia; Cipó – Comunicação Interativa / Oi Kabum; Fotobahia; Labfoto – Facom/Ufba; Salvador Foto Clube; Associação de Fotógrafos FOTOTECH e Representantes do Setorial de Artes Visuais da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado), Colegiado Nacional de Artes Visuais do MINC e Rede de Produtores.