Cultura

MORRE ANTONIO RAMOS RAMOS personagem de romance encantado de Serrinha

As ilustrações do livro são de Jota Borge
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/09/2016 às 13:53
Romance encantado lançado em 2007
Foto:
  Morre em Serrinha aos 80 anos de idade, o farmacêutico, produtor rural e político Antonio Ramalho Ramos, personagem de um dos meus livros "A Guerra Santa entre Deus e o Diabo na disputa política de São Mariano x o crente Ramalho Valente", um romance encantado baseado na eleição de 1972, quando um dos candidatos, Mariano Santana, do grupo Vianista, teve apoio da Igreja Católica e foi feita uma campanha difamatória contra Ramalho por ser evangélico, na época, chamado de crente ou demo.

   Foi uma campanha fortíssima na zona rural e Mariano acabou vencendo o pleito. Mariano também já faleceu e sua obra mais vistosa em Serrinha é o Estádio de Futebol conhecido como Marianão.

   Ramalho e Mariano eram duas pessoas admiráveis, educadas, amigas e a trama sobre Deus e o Diabo foi próprio da campanha eleitoral. Sua famílias vivem em Serrinha e, por coincidência, ambos eram farmacêuticos práticos, Ramalho começou alisando os balcões da Farmácia do Povo; e Mariano os balcões da farmácia do seu pai, Paulino Santana (o Biêta).