Com Blog do Anderson informações
Tasso Franco , da redação em Salvador |
09/01/2026 às 10:59
Coronel Inácio Lira, da reserva, tinha 64 anos de idade
Foto: DIV
Um acidente de veiculos na noite da última quinta-feira (8) resultou na morte do Coronel Inácio Paz de Lira Júnior, oficial da reserva da Polícia Militar da Bahia e figura de relevância na Segurança Pública estadual. O fato ocorreu nas proximidades do KM 25 da BA-263, na região da Mata Escura, trecho entre Itapetinga, Itambé e Vitória da Conquista.
A tragédia envolveu um choque frontal entre o automóvel de passeio conduzido pelo militar e um caminhão boiadeiro. O oficial recebeu os primeiros socorros de uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Rodoviária e seguiu pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital São Sebastião, em Itambé, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e evoluiu para óbito.
De acordo com as autoridades rodoviárias, o ponto onde o sinistro aconteceu apresenta curvas sinuosas e estava com a pista molhada devido às chuvas recentes, fatores que exigem atenção redobrada dos condutores. Para garantir a integridade de todos e viabilizar os trabalhos de resgate, a estrada permaneceu totalmente interditada em ambos os sentidos durante a operação de socorro.
]
Após o encerramento dos procedimentos emergenciais, o fluxo passou a operar em sistema alternado, aguardando a retirada completa dos veículos envolvidos para o restabelecimento pleno da trafegabilidade.
QUEM ERA O CONRONEL
Coronel Inácio Paes de Lira Júnior, na noite desta quinta-feira (8), aos 64 anos. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital São Sebastião, em Itambé, onde confirmou o óbito. Humanista profundamente comprometido com a causa da Segurança Pública, o oficial deixou um legado histórico na Joia do Sertão Baiano ao ser o primeiro comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO).
Atualmente, ele residia em Guanambi, sua terra natal, onde dedicava sua experiência à gestão pública como secretário municipal, mantendo sempre o perfil de liderança e serviço ao próximo. A notícia do falecimento gerou imediata comoção. Informações detalhadas sobre o funeral serão divulgadas em breve pelos familiares. O BLOG DO ANDERSON manifesta os mais sinceros sentimentos de solidariedade aos amigos e parentes, reconhecendo a trajetória de retidão e os inestimáveis serviços prestados por esse valoroso oficial.