Bahia

FANFARRAS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DO INTERCOLEGIAL EM SALVADOR

Seis fanfarras da rede estadual da Bahia participaram, nesta sexta-feira (5), da segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras, realizada no Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertész, no bairro do Alto da TerezinhA
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/09/2025 às 21:05
Bailarina
Foto: Viviane Macedo

Seis fanfarras da rede estadual da Bahia participaram, nesta sexta-feira (5), da segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras, realizada no Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertész, no bairro do Alto da Terezinha, em Salvador. A atividade também integrou o “Pré 7”, programação preparatória para o 7 de Setembro, e reuniu cerca de 300 estudantes.

Criado para valorizar a música e fortalecer o protagonismo estudantil, o Intercolegial é uma competição em fases que coloca em destaque o talento e a disciplina das fanfarras escolares. A primeira etapa aconteceu em março, no Colégio Estadual Rubén Dário, de onde saíram quatro grupos classificados para a final. Nesta segunda fase, outras quatro fanfarras serão selecionadas, completando o total de oito, que se encontrarão, em outubro, quando será definida a campeã de 2025.

A diretora escolar, Roselene França, compartilhou a alegria de receber os grupos no Sara Violeta de Mello Kertész. “É uma experiência maravilhosa receber as fanfarras aqui na escola. Nossos estudantes têm contato com outros jovens, promovendo intercâmbio cultural e social, além de desenvolver disciplina, ritmo e organização. Estamos muito felizes em proporcionar essa vivência e atender ao interesse dos alunos pela fanfarra”, destacou

Desfile e atividades

O evento começou pela manhã, com a concentração das fanfarras na escola, seguida de um desfile de cerca de um quilômetro pelas ruas do entorno até a Praça do Rio Sena. À tarde, os estudantes participam de atividades recreativas, culturais e momentos de convivência na quadra da unidade. 

Bruna Fernanda Viera Pereira, 13 anos, 7º ano do Ensino Fundamental, estudante do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, localizado no bairro de São Caetano, baliza da Bamcac Show, falou de sua empolgação com o desfile. “Participar da fanfarra mudou minha responsabilidade e me ajudou a descobrir um novo sonho, que é a ginástica. É muito bom fazer parte, porque é algo lindo e divertido. Este ano, estamos preparando uma apresentação incrível. Estou muito ansiosa para mostrar nosso trabalho”.

Entre as fanfarras participantes estão as dos colégios Aplicação Anísio Teixeira, Professor Carlos Alberto Cerqueira, Rubén Dário, Dinah Gonçalves, Desembargador Pedro Ribeiro e Raul Sá. A programação, além de preparar para o desfile cívico de 7 de Setembro, reforça o espírito de coletividade e a integração entre as escolas.

Sávio de Cerqueira Pires, 19 anos, estudante da 3ª série do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, localizado no bairro da Valéria, falou como a fanfarra ajudou a superar momentos difíceis. “A experiência de participar é incrível e transformadora. Ela me ajudou a superar um período de depressão, ocupando minha mente e trazendo energia positiva. Estou muito motivado e ansioso para chegar à final, neste ano”.

Fotos: Viviane Macêdoicos na regularização fraudulenta de terras invadidas, com manipulação de processos administrativos para garantir a impunidade do grupo criminoso.