Bahia

TRABALHO PEDAGÓCIO DE PROFESSORES SERÁ APRESENTADO NO ENANPEGE 2025

Escrito pela professora Fernanda Alcântara, em parceria com os docentes Eduardo Meira e Iguaraci Santos, o artigo foi elaborado a partir da experiência vivida por 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio
Tasso Franco , Salvador | 04/08/2025 às 12:17
Equipe comandada pela professora Fernanda Alcântara, de VCA
Foto: DIV

Um trabalho pedagógico inovador desenvolvido no Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade (Cedoca), em Vitória da Conquista, resultou na produção de um artigo acadêmico aprovado para a apresentação na edição de 2025 do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), o maior evento nacional da área de Geografia.

Escrito pela professora Fernanda Alcântara, em parceria com os docentes Eduardo Meira e Iguaraci Santos, o artigo foi elaborado a partir da experiência vivida por 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que participaram de uma proposta metodológica da disciplina de Geografia, baseada no Educação Patrimonial e Artística (EPA) - programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O projeto integrou arte, cultura e ciência ao processo de ensino, utilizando a fotografia como instrumento didático para investigar o espaço urbano e ampliar a percepção territorial dos estudantes. Divididos em seis equipes, os alunos realizaram visitas de campo a locais como a Reserva do Poço Escuro, Lagoa das Bateias, Rio Verruga e comunidades quilombolas. A partir dessas vivências, produziram álbuns fotográficos que registraram tanto os territórios visitados quanto os aprendizados construídos em sala de aula, conectando teoria e prática.

Inovação no aprendizado

Segundo a professora Fernanda Alcântara, a iniciativa reforça o papel das metodologias ativas no processo educativo. “Trabalhar com a EPA tem sido importante no processo de ensino e aprendizagem. A edição de 2024 nos permitiu explorar a fotografia como ferramenta para ensinar conceitos como espaço, território e paisagem”, explica. A partir dessa experiência pedagógica com os estudantes, a professora e os dois colaboradores desenvolveram o artigo que será apresentado em setembro, no ENANPEGE, em Macapá.

Para os alunos, a participação no projeto representou uma nova forma de ver o mundo. Isabele Moitinho conta que o álbum mudou sua percepção sobre o território. “Foi gratificante participar da preservação da memória de uma comunidade pouco conhecida”. Já Vanderson Gomes afirmou que descobriu qual será a sua futura profissão. "Aprendi sobre cultura, ecossistemas e entendi melhor a importância da preservação”.

Com o tema “Geografias em um mundo em crises”, o ENANPEGE 2025 reunirá pesquisadores de todo o Brasil para debater políticas públicas e avanços na área, com a contribuição baiana mostrando como os projetos estruturantes da SEC fortalecem o aprendizado com práticas criativas e transformadoras.