Bahia

ALUNO DÁ TAPA NO ROSTO DE PROFESSORA NO COLÉGIO ESTADUAL DE BRUMADO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) emitiu uma nota de repúdio, reforçando que é inaceitável que educadores sejam submetidos a qualquer forma de agressão. (Com G1 e blogs do Sudoeste)
Da Redação ,  Salvador | 10/07/2025 às 13:20
A profissional foi atingida por um tapa no rosto.
Foto: REP
  Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um aluno de 17 anos deu um tapa no rosto de uma professora no Colégio Estadual em Tempo Integral de Brumado, no sudoeste da Bahia. A agressão ocorreu durante a aula da 2ª série do ensino médio, dentro da sala, na terça-feira (8).

  No vídeo, os alunos estão sentados nas carteiras, quando o garoto vai até a professora e dá um tapa no rosto dela. De acordo com testemunhas, que não quiseram ser identificadas, a agressão foi motivada por causa do ar-condicionado.

   O adolescente queria ligar o ar-condicionado, enquanto o resto da turma preferia seguir com o aparelho desligado. Chateado, ele passou a atrapalhar o andamento da aula e a professora solicitou que ele deixasse a sala de aula. Antes de sair do local, ele bateu na professora.

  De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o ato infracional foi registrado na Delegacia de Brumado e o procedimento foi encaminhado para a vara da infância e juventude. Além disso, o conselho tutelar, o comitê estadual de segurança nas escola e a família do estudante foram acionados.

Ainda conforme informado por testemunhas, o aluno será transferido para outra escola de Brumado. A professora, que é concursada, seguirá na unidade.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) emitiu uma nota de repúdio, reforçando que é inaceitável que educadores sejam submetidos a qualquer forma de agressão.

A AGRESSÃO

Um vídeo registra o momento da agressão. A professora e o estudante estão de pé, próximos à mesa, no que parece uma discussão. A educadora então estende o braço na direção da porta da sala e é atingida pelo aluno com um tapa na cara do aluno. O jovem que sai em direção a porta e é contido por um homem. 

Em nota publicada nas rede sociais, a instituição repudiou a agressão e afirmou que qualquer ação violenta será respondida com as medidas cabíveis. "Esse ato inadmissível fere não apenas a integridade física e emocional da professora, mas também atinge toda a comunidade escolar, que preza pelo respeito mútuo, pela convivência pacífica e pelo diálogo como princípios fundamentais do ambiente educacional", pontuou.