Bahia

CICERO DANTAS: SERTÃO VIRA MAR NA TERRA DE N. SENHORA DO BOM CONSELHO

Enquanto Cícero Dantas ficou literalmente debaixo de água, as chuvas compareceram em outras localidades, mas com intensidade menor. Em Heliópolis, pelo menos na sede, a chuva foi bem leve,
Contraprosa , Heliopolis | 03/05/2025 às 11:01
Inundação nunca vista em Cícero Dantas e caminhonete arrastada
Foto: REP
 Que as previsões indicavam que haveria chuva na região Nordeste da Bahia, inclusive com volume considerável, todos sabíamos. O problema é que parece que toda a concentração pluviométrica escolheu Cícero Dantas para fazer sua festa. Neste dia 2 de maio, as águas rolaram pelas ladeiras da cidade centenária, sob as bênçãos de Nossa Senhora do Bom Conselho.

     Vários prejuízos foram visíveis. Inúmeras casas alagadas, uma camionete levada pelas águas e uma motocicleta que foi parar na boca de um bueiro. São imagens incomuns, já que o período das chuvas pesadas é entra outubro a janeiro. Já era para estarmos vivendo o tempo das chuvas leves do outono, mas tudo está atrasado em 2025.

     Enquanto Cícero Dantas ficou literalmente debaixo de água, as chuvas compareceram em outras localidades, mas com intensidade menor. Em Heliópolis, pelo menos na sede, a chuva foi bem leve, só o suficiente para baixar a poeira. As previsões de chuvas intensas continuam até o dia 8 de maio, do sul da Bahia até o Litoral de Sergipe.

     Segundo o Clima Tempo, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva frequente e volumosa, alterando períodos de moderada a forte intensidade e que podem vir na forma de temporais pontuais (chuva forte em curto intervalo de tempo, acompanhado de raios e vento forte). Até o início da próxima semana, muitas áreas do estado, inclusive a capital, ficam suscetíveis à ocorrência de elevado volume de chuva, com tendência de acumulados  em torno de 150mm a 250mm.