Bahia

HORTA COMUNITÁRIA BENEFICIA ALUNOS DA APAE DE FORMOSA DO RIO PRETO

Projeto iniciado em 2020 começa a dar frutos para a comunidade
Brisa Carvalho , Salvador | 20/07/2021 às 11:30
Horta comunitária beneficia alunos da Apae de Formosa do Rio Preto
Foto: Divulgação

A horta comunitária criada a partir de uma parceria entre a Apae de Formosa do Rio Preto e as Associações Quilombolas do Buritizinho vai beneficiar os atendidos pela instituição e comunidades do município. Instalados em 2020 na zona rural da cidade, o viveiro de mudas e a plantação de hortaliças já começam a brotar. A iniciativa foi viabilizada através do apoio das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente da cidade.


Segundo Cláudio Barbosa, presidente da Apae FRP, a ideia é produzir mudas frutíferas nativas do cerrado e vendê-las para a população e fazendas da região. Já as hortaliças colhidas na horta serão destinadas ao consumo dos alunos da Apae e das Associações Quilombolas. O excedente será comercializado em uma banca que possuem em conjunto na feira livre do município, e toda a quantia arrecadada será dividida igualmente.  “A partir de agosto, vamos fazer oficinas no local com os nossos alunos. Eles vão poder participar do dia a dia do viveiro no plantio, além de obterem experiências terapêuticas ligadas às atividades”.


Recém filiada à Federação das Apaes do Estado da Bahia – Feapaes-BA, a Apae formosense pretende com o projeto fomentar a inclusão e gerar renda para a instituição. “Estamos muito felizes com essa bela ação que é a horta comunitária. Reunimos esforços para irmos além das salas das nossas Apaes, pois ações como essa geram autonomia e aprendizagens.  Queremos cada vez mais inserir nossos alunos na sociedade, esse é o nosso trabalho”, pontua Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.