Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

Dona Detinha vende acarajé em Buraquinho há 45 anos

Uma vida dedicada a venda do principal produto típico da culinária baiana: o acarajé
05/02/2018 às 15:28
O Cantinho da Bahia da semana vai para dona Odete Santos, dona Detinha, 68 anos de idade e 45 anos atuando na praia de Buraquinho, Lauro de Freitas, em seu cantinho azulejado, um pequeno espaço de 2 metros de frente e 1.20 metro de laterais, onde vende acarajé, abará, passarinha e cocadas.

   Dona Detinha mora no bairro de Portão e desde jovem, aos 23 anos de idade, começou a vender acarajé na praia de Buraquinho, inicialmente num ponto que ficava atrás da barraca atual Janaina e depois, há 12 anos, passou a usar um espaço na frente ao praia, na margem do Rio Joanes, com apoio da filha Valdirene, que a ajuda na confecção dos acarajés e nos serviços nas mesas.

   Uma porção no prato de bolinhos de acarajé dos pequenos, algo em torno de 12 deles, com camarão, salada, vatapá, caruru e pimenta custa R$20,00. Diz-se que, em Buraquinho, o mais saboroso acarajé é o de dona Detinha embora existam mais 5 ou 6 baianas que também trabalham nessa beira mar e rio.

   A tenda é tipíca da Bahia, bem familiar. Dona Detinha tem uma sobrinha que também ajuda nas vendas e até o netinho Eduardo, filho de Valdinere, já anda por lá apreciando o tabalho da vovó.