Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

Palácio dos Gatos e pingas no Comércio

São os Cantinhos da Bahia onde tudo se encontra. Neste, só biritas e geladas.
16/09/2017 às 18:47
O Cantinho da Bahia deste final de semana vai para o Palácio dos Gatos, barzinho de tira-gostos que fica localizado na rua Conselheiro Saraiva com a Conselheiro Dantas, Comércio, Cidade Baixa, em Salvador. 

   A tenda é apertadinha apesar do nome palácio, dos gatos porque a ex-dona criava muitos gatos, hoje, dirigida por Birita, seu proprietário arrendatário, figura bem popular dos fregueses.

   Na prateleira da tenda 55 tipos de cachaças com infusões de plantas e paus, desde a popular umburana, ao angico. "Já tivemos mais do que isso, mas ainda temos mais de 50 espécies, frisa Birita perguntando se eu queria provar alguma delas. Bem, como não topei, ele ofertou-me uma canelinha, uma das misturas com pinga mais vendidas da casa, a base de cravo, canela e outros temperos.

   Outra infusão das mais pedidas é a Jatobá. Diz-se, na crença popular, que dá animação aos homens. Seria afrodisiaca. Agora, o que vende mais no Palácio dos Gatos é a cerveja geladona e tem uma área na parte externa da tenda, onde não passam veiculos, e ficam as mesas e cadeiras de plástico. E, claro, os clientes. A maioria, homens. Mas, tem também mulheres. 

   O local é agradável e o papo é beira de cais. A turma da estiva, comerciários, auxiliares de escritório, comerciantes, esses são os maiores fornecedores. Para tira-gosto tem moelas, frangos fritos, fg a passarinha e outros petiscos. Na parte interna da tenda a galera bebe em pé num burburinho dos mais animados.

   É a Cidade da Bahia e seus cantinhos.