Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

Padaria Portuguesa de Vilas vende pastéis de Belém

Fica logo na entrada de Vilas, na rua praia de Itapuã
19/08/2014 às 09:39
Os pastéis de nata, conhecidos como Pastéis de Belém de famosa padaria em Lisboa localizada próximo a Torre de Belém é uma pedida quase obrigatória para quem conhece a capital portuguesa. É o acarajé dos portugueses, no bom sentido. 

   A primeira pergunta que se faz quando se visita Lisboa é está: "Foste comer os pastéis de Belém?". É isso. Agora, em Lauro de Freitas, na entrada de Vilas do Atlântico, Av Praia de Itapuã, 347, fone 71. 3508.4441, há um novo Cantinho da Bahia que vende os famosos pastéis de nata.

   Maravilha. Então, você não precisa ir mais a Lisboa para saborear os pastéis de Belém. É só passar na Padaria Portuguesa de Vilas que lá estão os pastéis de Belém, pães de vários sabores, o bola pão de água delicioso, doces, pãezinhos variados, tortas, tudo preparado pelo padeiro João Tomás.  

   A HISTÓRIA DOS FAMOSOS 
   PASTÉIS - WIKIPEDIA

Pasteis de nata foram criadas antes do século 18 pelos monges católicos no Mosteiro dos Jerónimos ( Português : Mosteiro dos Jerónimos ), na freguesia de Santa Maria de Belém , em Lisboa. Na época, conventos e mosteiros usadas grandes quantidades de ovos brancos para engomar roupas, tais como os hábitos das freiras. Era muito comum para os mosteiros e conventos de usar as gemas que sobraram para fazer bolos e doces, resultando na proliferação de receitas de pastelaria doce em todo o país.

Após a extinção das ordens religiosas e em face do encerramento iminente de muitos dos conventos e mosteiros no rescaldo da Revolução Liberal de 1820 , os monges começaram a vender pastéis de nata em uma refinaria de açúcar perto de garantir algum rendimento. Em 1834, o mosteiro foi fechado ea receita foi vendida para a refinaria de açúcar, cujos proprietários, em 1837, abriu a Fábrica de Pastéis de Belém. Os descendentes o dono da empresa até hoje.

Desde 1837, os moradores e visitantes de Lisboa já visitou a padaria para comprar frescos do forno pastéis , polvilhados com canela e açúcar em pó . Sua popularidade normalmente resulta em longas filas nos take-away contadores, além de filas de espera para o serviço de sit-down.