Ao lado do Hospital Santo Amaro, Salvador
                            
                            | : BJÁ | 
  | 
| Centro Cultural Chinês fica ao lado do Hospital Santo Amaro, Centenário, Salvador | 
   A dica do "Cantinhos da Bahia" de hoje vai para o Centro Cultural Chinês da Centenário, administrado pela dupla Yu Lihong e Semei que atua em Acupuntura, Tui-Na, Qi-Cong, Tai-ji-Quan e ensina chinês. E mais a auriculoterapia aquelas bolinhas que se coloca nas orelhas -acupuntura auricular. 
    A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - colocação -  é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
   Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
   Atribui-se a autoria do nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" (Acupuntura) e "Jiu" (Moxabustão), juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção), como visto.
   A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa, sendo cada um deste um método diferente de intervenção terapêutica.
   A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, shiatsu (japonês), do-in); stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente); ventosa (embora seja uma aplicação em diversos pontos simultâneos) ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura.
   Pois bem, mestre Yu e sua companheira Semei são bam-bam-bans nessas técnicas para amenizar a ansiedade, depressões, enxaquecas, stresse, gastrite, otite, labirintite, parar de fumar, obesidade e até impotência. É tanta coisas que essas agulhas de Mr Yu e madame Semei fazem que nem é bom falar. Yu usa tb o bastão de artemisia e é bom na massagem Tui-Na. 
   Impotência? - Si, si, diz-me Yu. As agulhas melhoram muito o desempenho.
   Então, fica a dica: Centro Cultural Chinês   Rua Manuel Espinheira, 36 (Av Centenário 1671)   Lado do Hospital Santo Amaro    Fone 3331.3754   Cada sessão custa R$40,00   (60 minutos)   Auriculoterapia R$10,00