Saúde

LIPOASPIRAÇÃO NO JOELHO: RISCOS DA CIRURGIA QUE MATOU A JOVEM LUANA

Qualquer cirurgia no corpo humano implica em riscos dizem os profissionais da medicina
Tasso Franco ,  Salvador | 08/11/2023 às 10:47
Luana Andrade era assistente de palco na Record
Foto: Instagram
   A influenciadora e assistente de palco Luana Andrade morreu, na última terça-feira (7), aos 29 anos, após ter complicações em decorrência de uma lipoaspiração no joelho. A modelo ficou conhecida após participar do reality show ‘Power Couple 6’, da Record TV, e trabalhar no quadro ‘Passa ou Repassa’, do SBT, apresentado por Celso Portiolli.

   O fato de ter morrido por se submeter a uma cirrurgia aparentemente simples causou enorme recpercussão nas reddes sociais as pessoas querendo saber o que aconteceu. A Metropoles (SP) médicos explicam que qualquer cirurgia representa riscos, alguns imprevisíveis, como o que acontece em Luana paradascardiorespiratórias;

"A causa da morte foi por complicações durante uma cirurgia estética, uma lipo, cirurgia realizada ontem no Hospital São Luiz, unidade Itaim, onde ela não resistiu a uma das paradas cardiorrespiratórias. O SBT lamenta profundamente o falecimento da assistente de palco do Domingo Legal, Luana Andrade", declarou a emissora em que a influencer trabalhava, em nota à revista Quem.

Um dos empresários de Luana divulgou, em entrevista ao portal IG, mais detalhes sobre a morte da influenciadora. "Ela internou para fazer uma lipo. Estava tudo bem, com um dos profissionais mais conceituados do mercado, e aí aconteceu essa fatalidade. Ela veio a ter a parada cardíaca no meio do procedimento", alegou.

De acordo com a assessoria do SBT, o velório da jovem acontecerá nesta quarta-feira (8), das 09h às 11h, no Cemitério Valle Dos Reis, em Taboão da Serra, São Paulo. A cerimônia de cremação ocorrerá das 11h às 11h30, no mesmo local.

Riscos de uma lipoaspiração no joelho

É comum associar diferentes áreas na lipoaspiração, como abdômen, coxas, costas, flancos e axilas. Contudo, isso não implica necessariamente em um maior risco para o paciente.

“A lipoaspiração é uma cirurgia como qualquer outra. Não existe cirurgia isenta de riscos, nem procedimento médico que não envolva algum tipo de risco, especialmente quando se trata de um procedimento cirúrgico. Este necessariamente envolve uma técnica invasiva que requer anestesia, seja ela local ou geral”, explica Eduardo Teixeira, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica.

O cirurgião plástico Diovane Ruaro, presidente do Colégio de Cirurgia Plástica, classifica o fato como excepcional. “Pelo que se sabe, essa cirurgia foi realizada em um hospital com recursos. A paciente aparentemente era saudável, e pelo que consta, não temos acesso ao prontuário ou a qualquer informação específica. Foi feito um pré-operatório adequado, no entanto, infelizmente, ocorreu essa fatalidade, o que nos consterna. De fato, cirurgias plásticas, incluindo a lipoaspiração, podem apresentar intercorrências e, ocasionalmente, complicações fatais”, afirma.