Saúde

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS ALCANÇA MARCA DE 100 CIRURGIAS ROBÓTICAS

O Hospital está entre os 40 do Brasil com a mais moderna estrutura para cirurgias robóticas
Renan Araujo , Salvador | 17/04/2024 às 18:20
Cirurgias robótica
Foto: Divulgação

O Hospital Edmundo Vasconcelos alcançou em abril a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas em menos de 9 meses com a plataforma ativa, representando um marco importante de posicionamento de mercado e inovação. O Hospital passou a realizar as cirurgias desse modelo com a aquisição do robô Da Vinci Xi, no final de junho de 2023. Entre as especialidades são destaque a urologia, ginecologia, cirurgia geral e cirurgia do tórax.

A tecnologia representa uma evolução em relação à cirurgia por vídeo chamada de videolaparoscopia. “A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional. Realizamos as cirurgias com o auxílio do robô e com isso conseguimos conferir diversas vantagens aos nossos pacientes. Isso envolve uma cirurgia mais segura, mais precisa, com menor taxa de sangramento e que possibilita uma recuperação mais rápida para os pacientes com melhora inclusive dos resultados funcionais. Na urologia, por exemplo, conseguimos melhores taxas de recuperação de função sexual e de incontinência urinária”, destaca o urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Jorge Wilson.

O gastroenterologista do hospital, Gabriel Garbato, explica quais são as principais funcionalidades e benefícios dos procedimentos robóticos. “O objetivo da cirurgia robótica é melhorar o acesso a estruturas mais delicadas e a locais de mais difícil acesso, melhorar o conforto do cirurgião, com mais ergonomia e a presença de movimentos mais precisos, além de trazer uma série de artifícios que permitem melhorar a qualidade cirúrgica”, destaca.

O robô Da Vinci Xi se difere em relação à qualidade técnica por possuir a capacidade de fornecer uma visão tridimensional mais clara e nítida do local da cirurgia. Seus braços robóticos são mais precisos e estáveis, para uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia.

O proctologista Fernando Concilio Mauro, detalha que todos esses benefícios impactam diretamente na recuperação do paciente no pós-operatório. “As pinças utilizadas para a cirurgia são seguradas pelo robô então não há tremores. Há mais delicadeza, porque elas dobram na ponta. Com isso, o trauma é muito menor, a barriga do paciente não tem lesão, não machuca”, detalha.

“A cirurgia é feita de maneira minimamente invasiva, através de pequenos orifícios são colocados os braços mecânicos no paciente. Isso traz uma recuperação muito mais rápida e com menos dores para os pacientes”, ressalta Mario Claudio Ghefter, cirurgião torácico.

Para o procedimento robótico, há uma equipe treinada, composta por um médico cirurgião, enfermeiro, técnico do equipamento, anestesistas e funcionários de suporte à sala de cirurgia. “Cada tipo de cirurgia tem a sua particularidade e no hospital passamos por um treinamento completo que visa minimizar as surpresas e otimizar as habilidades dessas tecnologias”, afirma o ginecologista Vinicius de Borba Marthental.

A meta do hospital é seguir ampliando a capacidade de receber cirurgias robóticas e abranger novas especialidades. “Nosso objetivo também é a captação de mais médicos especialistas para que fiquem sabendo da disponibilidade de estrutura do centro cirúrgico e da plataforma robótica e assim tragam suas cirurgias para o Edmundo Vasconcelos. Esse investimento reforça nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e avançar na vanguarda da medicina e tecnologia de última geração”, finaliza o diretor geral do Hospital Edmundo Vasconcelos, Dario A. Ferreira Neto.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a presença entre os principais hospitais da América Latina pelo ranking da Revista América Economia e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos.

Site: www.hpev.com.br